Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Sandra Beatriz Guimarães de Freitas Carvalho
dc.date.accessioned2019-09-12T14:57:05Z
dc.date.available2019-09-12T14:57:05Z
dc.date.issued2019-05-18
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/345
dc.description.abstractO estudo da Sociologia no Ensino Médio tem como objetivo fazer o aluno refletir sobre as mudanças nas condições sociais, econômicas e políticas. Trata-se de um conteúdo complexo nem sempre chamativo para o aluno. Por isso, é importante conhecer quais estratégias metodológicas podem facilitar e favorecer o aprendizado dos alunos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo verificar a compreensão dos alunos quanto à contribuição de diferentes recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 50 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no município do interior de Minas Gerais. Foi aplicado um questionário aos alunos com questões que abordaram dados sociodemográficos e acadêmicos e que identificaram a percepção dos alunos quanto ao uso de recursos didáticos contribuintes no processo ensino-aprendizagem, especialmente a rádio. Os dados foram analisados por programa estatístico e apresentados em distribuição de frequência. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Houve predomínio de alunos do sexo feminino, solteiros, regularmente matriculados na 3ª série do Ensino Médio, com reprovações escolares prévias por presença, e que não desenvolvem atividades laborais remuneradas. Rádio, aula no quadro negro e no datashow, discussões de texto, serious game e revistas em quadrinhos foram os recursos de ensino citados pelos alunos que mais facilitam a aprendizagem. Os alunos identificaram a rádio como recurso didático contribuinte e facilitador no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.titleRECURSOS DIDÁTICOS CONTRIBUINTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples