dc.description.abstract | O estudo da Sociologia no Ensino Médio tem como objetivo fazer o aluno refletir sobre as
mudanças nas condições sociais, econômicas e políticas. Trata-se de um conteúdo complexo
nem sempre chamativo para o aluno. Por isso, é importante conhecer quais estratégias
metodológicas podem facilitar e favorecer o aprendizado dos alunos. Nesse contexto, o
presente estudo tem como objetivo verificar a compreensão dos alunos quanto à contribuição
de diferentes recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo
descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 50 alunos do Ensino Médio de uma
escola estadual, localizada no município do interior de Minas Gerais. Foi aplicado um
questionário aos alunos com questões que abordaram dados sociodemográficos e acadêmicos
e que identificaram a percepção dos alunos quanto ao uso de recursos didáticos contribuintes
no processo ensino-aprendizagem, especialmente a rádio. Os dados foram analisados por
programa estatístico e apresentados em distribuição de frequência. Todos os participantes
assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Houve predomínio de alunos do
sexo feminino, solteiros, regularmente matriculados na 3ª série do Ensino Médio, com
reprovações escolares prévias por presença, e que não desenvolvem atividades laborais
remuneradas. Rádio, aula no quadro negro e no datashow, discussões de texto, serious game e
revistas em quadrinhos foram os recursos de ensino citados pelos alunos que mais facilitam a
aprendizagem. Os alunos identificaram a rádio como recurso didático contribuinte e
facilitador no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |