dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo relatar e refletir sobre a importância dos jogos
para as crianças de 3 a 5 anos, verificando as possibilidades pedagógicas em sala
de aula. Hoje existe uma diversidade de repositórios que disponibilizam jogos
digitais com esse propósito realizou-se essa pesquisa que teve como objetivo geral
investigar e analisar jogos digitais livres com potencial de utilização no processo de
ensino e aprendizagem. Sabe-se que os jogos se configuram nos dias atuais como
uma ferramenta que pode contribuir para o segmento educacional. Os jogos digitais,
de cunho educativo, podem ser um excelente recurso didático para intensificar as
aprendizagens. Os resultados apontam para a eficácia dos jogos e do lúdico no
desenvolvimento da aprendizagem. Foi realizada pesquisa bibliográfica e descritiva
e uma abordagem qualitativa. E o resultado mostrou as dificuldades enfrentadas
pelos professores durante esse processo e também que a inserção das mídias na
educação é um processo sem volta que ainda necessita de aperfeiçoamento e a
influência que os jogos digitais têm na aquisição de conhecimentos e no prazer de
aprender da criança. Ao finalizar esse estudo, pode-se afirmar que os jogos digitais
podem contribuir para o processo de aprendizagem das crianças na escola, desde
que os professores e a escola estejam cientes dessas potencialidades e dispostos a
trabalhá-las de forma intencional e planejada. Infere-se também o papel primordial
do professor como mediador na relação criança/jogo/aprendizagem. | pt_BR |