dc.description.abstract | Atualmente a sociedade vivencia um período de significativas transformações. Dentre elas,
observa-se o estabelecimento de um novo padrão de aprendizagem, que instiga a busca de uma
nova maneira de aprender e uma nova maneira de ensinar. Faz-se necessário inovar as
metodologias para que os alunos tenham suas habilidades e raciocínio aguçados. Diante desse
fato, os jogos, em função de seu aspecto lúdico, ganham espaço no contexto escolar. Essa nova
metodologia faz uso de conceitos de aprendizagem tangencial, que contribui para o aluno deixar
de ser um depósito de conteúdos e assumir a construção do conhecimento, sem percepção do
processo. Nesse contexto, os jogos estabelecem uma metodologia que auxilia no
desenvolvimento da aprendizagem, embasados nos princípios desenvolvidos por James Paul
Gee, que enfatizam a identidade de construção da interação entre o jogo e o jogador que são os
produtores do mundo virtual, ressaltando a importância de suas ações, assumindo a postura de
agente dos jogos e buscando conhecimento para solucionar as fases apresentadas. Portanto,
objetiva-se o domínio de habilidades práticas, pensamentos e saberes. Diante do exposto é
possível perceber que a aplicação dos jogos no contexto educacional proporciona diversão para
as crianças enquanto o conhecimento é construído de maneira lúdica e criativa, despertando
interesse nos conteúdos aplicados, mostrando que os jogos agregados aos conteúdos são
capazes de proporcionar uma aprendizagem transformadora. Destarte, a presente pesquisa
busca destacar os benefícios que podem ser alcançados através da utilização do aplicativo
FunEnglish no que tange o ensino da língua inglesa. | pt_BR |