dc.description.abstract | O tema da pesquisa foi escolhido por surgirem muitas dúvidas em relação à utilização das
tecnologias pelas crianças, nas escolas e como ferramenta para a construção do conhecimento.
Através de pesquisa bibliográfica buscou-se verificar porque as tecnologias são tão
importantes e de que forma precisamos orientar seu uso para que seja uma ferramenta capaz
de melhorar a vida do ser humano e para a construção de saberes significativos, que
interferirão nas ações do ser humano como ser social. Observou-se que para que as
tecnologias possam ser usadas efetivamente se faz necessário conhecê-las, pesquisá-las, ver
sua utilidade, quais objetivos podem ser alcançados e ir inserindo seu uso gradativamente nas
instituições, modificando suas estruturas à partir do meio no qual está inserida e mostrando
que sem a ação humana as tecnologias da informação e comunicação não possuem função em
si mesma, logo precisam ser utilizadas para melhorar, dinamizar e ressignificar as ações do
homem. Nas escolas é fundamental inserir novas metodologias para que os conhecimentos
sejam mais próximos das necessidades dos alunos e os tornem agentes transformadores do
meio e que se sintam cada vez mais preparados e motivados para trabalhar com as demandas
do mundo globalizado e também possam transformar e criar novas tecnologias. | pt_BR |