O USO DAS MÍDIAS NA CONSTRUÇÃO DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Visualizar/ Abrir
Data
2019-04-18Autor
Souza, Gislene Pinto Chagas de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O tema deste trabalho propõe a utilização de diferentes mídias em projetos de leitura, de forma
a contemplar a utilização do cânone literário e possibilitar a formação crítica do leitor, bem
como seu letramento tecnológico, tão necessários e exigidos na sociedade contemporânea. Tal
proposta foi escolhida devido a alta rejeição que a prática leitora desperta no público discente
e pelos baixos índices de letramento coletados nas últimas avaliações externas. Justifico tal
iniciativa pela necessidade premente de formar leitores críticos e autônomos, capazes de
identificar os interditos e as intenções do texto, enquanto relacionam ficção e realidade,
transformando o próprio status quo e o do grupo no qual se insere. A sustentação teórica é feita
a partir da obra do educador Paulo Freire (1978, 1989), dos trabalhos relacionados à leitura e à
formação de leitores de Marisa Lajolo (2002, 2005) e Magda Soares (1997, 1999), Danielle
Brito (2010), Graça Caldas (2004) e Isabel Solé (2008), que dialogam com as demandas
contemporâneas apontadas por Santaella (1996, 2003, 2004), Moran (2007) e Silva e Santos
(2007) em meio à realidade denunciada por Bourdieu (1992) e pelos sistemas avaliativos.
Utilizou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa como ferramenta metodológica, através de
pesquisa bibliográfica, de coleta e análise de dados, além do caráter reflexivo que se debruçou
sobre a realidade educacional do Vale do Paraíba, propondo um projeto pedagógico acessível
e integrador. Os resultados mostram que a desigualdade é uma realidade, mas que práticas
inclusivas e democráticas de ensino, a partir do uso de diferentes suportes e linguagens, ainda
que em condições adversas, podem proporcionar uma relação de ensino-aprendizagem
prazerosa, transformar a realidade dos educandos e possibilitar um futuro mais equânime para
todos.