Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Gislene Pinto Chagas de
dc.date.accessioned2019-09-12T15:51:56Z
dc.date.available2019-09-12T15:51:56Z
dc.date.issued2019-04-18
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/362
dc.description.abstractO tema deste trabalho propõe a utilização de diferentes mídias em projetos de leitura, de forma a contemplar a utilização do cânone literário e possibilitar a formação crítica do leitor, bem como seu letramento tecnológico, tão necessários e exigidos na sociedade contemporânea. Tal proposta foi escolhida devido a alta rejeição que a prática leitora desperta no público discente e pelos baixos índices de letramento coletados nas últimas avaliações externas. Justifico tal iniciativa pela necessidade premente de formar leitores críticos e autônomos, capazes de identificar os interditos e as intenções do texto, enquanto relacionam ficção e realidade, transformando o próprio status quo e o do grupo no qual se insere. A sustentação teórica é feita a partir da obra do educador Paulo Freire (1978, 1989), dos trabalhos relacionados à leitura e à formação de leitores de Marisa Lajolo (2002, 2005) e Magda Soares (1997, 1999), Danielle Brito (2010), Graça Caldas (2004) e Isabel Solé (2008), que dialogam com as demandas contemporâneas apontadas por Santaella (1996, 2003, 2004), Moran (2007) e Silva e Santos (2007) em meio à realidade denunciada por Bourdieu (1992) e pelos sistemas avaliativos. Utilizou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa como ferramenta metodológica, através de pesquisa bibliográfica, de coleta e análise de dados, além do caráter reflexivo que se debruçou sobre a realidade educacional do Vale do Paraíba, propondo um projeto pedagógico acessível e integrador. Os resultados mostram que a desigualdade é uma realidade, mas que práticas inclusivas e democráticas de ensino, a partir do uso de diferentes suportes e linguagens, ainda que em condições adversas, podem proporcionar uma relação de ensino-aprendizagem prazerosa, transformar a realidade dos educandos e possibilitar um futuro mais equânime para todos.pt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectCânonept_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.titleO USO DAS MÍDIAS NA CONSTRUÇÃO DE LETRAMENTO LITERÁRIOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples