O USO DO CELULAR NO ENSINO DO CONTEÚDO FÍSICA E DE OUTROS CONTEÚDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.
Visualizar/ Abrir
Data
2019-04-15Autor
Grossi, Maria do Carmo de Andrade Junqueira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho tem como temática o uso do celular em sala de aula, com o intuito de melhorar a
aprendizagem dos alunos na disciplina de Física e nas demais disciplinas escolares. A pesquisa foi
desenvolvida com seis turmas da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Minas
Gerais. O tema” uso do celular em sala de aula” tem gerado muita polêmica dentro da escola devido a
sua proibição e falta de preparo do professor em lidar com isto. O trabalho possui um cunho
qualitativo, pois fez uso da observação participativa, de significados individuais e contextuais e contou
com a participação de um grupo específico de indivíduos, cerca de cinquenta alunos. O objetivo
principal do trabalho foi apresentar como é o uso do celular no ensino de Física e nos conteúdos do
Ensino Médio, analisando os efeitos deste uso no processo de aprendizagem dos alunos. A
fundamentação teórica metodológica tem como base Vygotsky (1996). Como procedimento de
pesquisa usou-se um questionário com uma pergunta apenas para os alunos e o diálogo dirigido com
os professores das disciplinas Língua Inglesa, Matemática, Química, Física e outras. Este trabalho se
justifica pelo fato de que a escola é um local que ajuda na formação de opinião, de conceitos e da
consciência dos alunos. Aos alunos foi explicado a não obrigatoriedade de responderem o
questionário, bem como a possibilidade de, caso desejassem, respondê-lo por meio da escrita ou oral.
O uso do celular em sala de aula na escola pesquisada ocorreu por meio das atividades: envio, via
WhatsApp, de exercícios para serem feitos em casa, de fotos tiradas do quadro de exercícios e matéria
para serem resolvidos no caderno, para apresentação de trabalhos. O uso do celular desta forma na
escola pesquisada contribuiu bastante para o aprendizado dos alunos em Física, pois a professora pode
ministrar mais exercícios para fixar a matéria ensinada e atender mais de perto os alunos com
dificuldade.