Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrossi, Maria do Carmo de Andrade Junqueira
dc.date.accessioned2019-09-16T19:37:10Z
dc.date.available2019-09-16T19:37:10Z
dc.date.issued2019-04-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/369
dc.description.abstractO trabalho tem como temática o uso do celular em sala de aula, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Física e nas demais disciplinas escolares. A pesquisa foi desenvolvida com seis turmas da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. O tema” uso do celular em sala de aula” tem gerado muita polêmica dentro da escola devido a sua proibição e falta de preparo do professor em lidar com isto. O trabalho possui um cunho qualitativo, pois fez uso da observação participativa, de significados individuais e contextuais e contou com a participação de um grupo específico de indivíduos, cerca de cinquenta alunos. O objetivo principal do trabalho foi apresentar como é o uso do celular no ensino de Física e nos conteúdos do Ensino Médio, analisando os efeitos deste uso no processo de aprendizagem dos alunos. A fundamentação teórica metodológica tem como base Vygotsky (1996). Como procedimento de pesquisa usou-se um questionário com uma pergunta apenas para os alunos e o diálogo dirigido com os professores das disciplinas Língua Inglesa, Matemática, Química, Física e outras. Este trabalho se justifica pelo fato de que a escola é um local que ajuda na formação de opinião, de conceitos e da consciência dos alunos. Aos alunos foi explicado a não obrigatoriedade de responderem o questionário, bem como a possibilidade de, caso desejassem, respondê-lo por meio da escrita ou oral. O uso do celular em sala de aula na escola pesquisada ocorreu por meio das atividades: envio, via WhatsApp, de exercícios para serem feitos em casa, de fotos tiradas do quadro de exercícios e matéria para serem resolvidos no caderno, para apresentação de trabalhos. O uso do celular desta forma na escola pesquisada contribuiu bastante para o aprendizado dos alunos em Física, pois a professora pode ministrar mais exercícios para fixar a matéria ensinada e atender mais de perto os alunos com dificuldade.pt_BR
dc.subjectCelularpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFotospt_BR
dc.subjectWhatsApppt_BR
dc.titleO USO DO CELULAR NO ENSINO DO CONTEÚDO FÍSICA E DE OUTROS CONTEÚDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples