O USO DE PROGRAMAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL E MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO SEXTO ANO DO ENSINO BÁSICO
Visualizar/ Abrir
Data
2019-04-15Autor
Souza, Patrícia Cristina Pessoa de Oliveira e
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho de conclusão de curso apresenta a análise de uma pesquisa sobre a percepção de
estudantes do ensino básico diante das abordagens diferenciadas no ensino da matemática,
desenvolvidas e aplicadas durante as aulas, utilizando-se a programação de jogos, mídias e
tecnologia digital. A investigação realizou-se com uma abordagem mista, qualitativa e
quantitativa com a utilização de procedimentos e técnicas como observação e pesquisas com
formulário online. Os estudantes pesquisados são de duas turmas de sexto ano do ensino básico,
totalizando 33 estudantes, de uma escola particular de São José dos Campos, no ano letivo de
2018. Dentro das abordagens utilizadas se destacaram o uso do google classroom, o aplicativo
mangahigh e produção de vídeo musical feito pelos próprios estudantes. A presente pesquisa
concluiu que os estudantes pesquisados têm consciência da importância da aprendizagem
matemática e tem preferência em aprender matemática com o uso da tecnologia, mas não
dispensam a explicação do professor.