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    USO DE JOGOS ELETRÔNICOS, EXERGAME, COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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    TCC Final - Ronan Martins Cardoso.pdf (981.2Kb)
    Data
    2019-06-26
    Autor
    Cardoso, Ronan Martins
    Metadata
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    Resumo
    Nos últimos anos tem-se percebido e vivenciado a era da tecnologia com grandes avanços sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e dos jogos eletrônicos, que se tornaram cada vez mais populares, e fonte de lazer de muitas crianças e adolescentes. Após seu surgimento no mercado, na década de 1960, os videogames ou jogos eletrônicos ganharam espaço, propondo uma possibilidade de interação homem-máquina. O Nintendo Wii foi o primeiro jogo com características de unir esforço físico para sua jogabilidade e um instrumento lúdico para trabalhar jogos e brincadeiras. Dessa forma, apresenta a possibilidade de ser uma ferramenta pedagógica com perspectiva no tocante ensino-aprendizagem para a educação física escolar. Dessa maneira, o estudo teve por objetivo apresentar o exergame como ferramenta pedagógica, destacando as capacidades físicas e psicológicas estimuladas por sua prática e, assim, motivar professores a utilizarem em suas aulas. A metodologia consistiu em aliar pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, realizada por meio de questionário disponibilizado via plataforma digital. Os resultados das pesquisas sinalizam que o exergame pode ser um instrumento pedagógico valioso no ensino-aprendizagem da Educação Física Escolar, por apresentar caráter lúdico, atraente, motivador e ser utilizado para se trabalhar fundamentos técnicos e táticos de modalidades esportivas, inclusive das modalidades pouco abordadas devido à falta de equipamentos ou espaço. Assim, evidencia-se a necessidade de capacitação do professor para trabalhar com as novas tecnologias e também buscar conhecer a realidade e desejos dos educandos e, dessa forma, utilizar os jogos eletrônicos em suas aulas, com objetivos claros e definidos.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/374
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

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