dc.description.abstract | Nos últimos anos tem-se percebido e vivenciado a era da tecnologia com grandes
avanços sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e dos jogos
eletrônicos, que se tornaram cada vez mais populares, e fonte de lazer de muitas
crianças e adolescentes. Após seu surgimento no mercado, na década de 1960, os
videogames ou jogos eletrônicos ganharam espaço, propondo uma possibilidade de
interação homem-máquina. O Nintendo Wii foi o primeiro jogo com características de
unir esforço físico para sua jogabilidade e um instrumento lúdico para trabalhar jogos
e brincadeiras. Dessa forma, apresenta a possibilidade de ser uma ferramenta
pedagógica com perspectiva no tocante ensino-aprendizagem para a educação
física escolar. Dessa maneira, o estudo teve por objetivo apresentar o exergame
como ferramenta pedagógica, destacando as capacidades físicas e psicológicas
estimuladas por sua prática e, assim, motivar professores a utilizarem em suas
aulas. A metodologia consistiu em aliar pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo,
realizada por meio de questionário disponibilizado via plataforma digital. Os
resultados das pesquisas sinalizam que o exergame pode ser um instrumento
pedagógico valioso no ensino-aprendizagem da Educação Física Escolar, por
apresentar caráter lúdico, atraente, motivador e ser utilizado para se trabalhar
fundamentos técnicos e táticos de modalidades esportivas, inclusive das
modalidades pouco abordadas devido à falta de equipamentos ou espaço. Assim,
evidencia-se a necessidade de capacitação do professor para trabalhar com as
novas tecnologias e também buscar conhecer a realidade e desejos dos educandos
e, dessa forma, utilizar os jogos eletrônicos em suas aulas, com objetivos claros e
definidos. | pt_BR |