MÍDIAS TRADICIONAIS: O USO DE IMAGENS NAS AULAS DE HISTÓRIA
Visualizar/ Abrir
Data
2019-06-26Autor
Fontenelle, Rosângela de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Emum real embate acerca das melhores metodologias a serem usadas na educação, há o dilema entre o que pode ser considerado ultrapassado e a importância da tecnologia na sala de aula. Na disciplina de História, que vislumbra o passado e o presente, a metodologia a ser utilizada é de vital importância para uma prática de ensino-aprendizagem bem-sucedida. Por trabalhar com conceitos do ontem e do hoje, necessita-se, nas aulas de História, o uso de diversas fontes de informações, as de ontem e as do hoje. É impraticável compreender a evolução de ideia e costumes sem a análise e interpretação das ações e obras humanas ao longo das eras. Assim, o uso de imagens e obras de arte em História é ferramenta valiosa que além da contextualização do período estudado, fomenta a capacidade crítica e de análise dos alunos. Entretanto, o uso de uma obra de arte não se dá apenas em sua mera exposição, é necessário preparação para que da mesma, retire-se o maior número possível de dados, interpretações e percepções. Há muitas escolas, e várias delas enfrentam a carência de recursos, então, como proposta, para unir Arte e História, as metodologias ativas na aprendizagem surgem como valioso recurso e ponte entre o ontem, o hoje, o mundo virtual e a linguagem das atuais gerações.