ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ENSINAR A LER E A ESCREVER EM TEMPOS DIGITAIS?
Visualizar/ Abrir
Data
2019-04-15Autor
Souza, Aline de Oliveira França de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O avanço do acesso aos recursos tecnológicos e às mídias digitais, vem promovendo mudanças
na forma de alfabetizar e nas formas em que os professores conduzem o processo de ensino dos
seus alunos. Esta pesquisa tem como sustentação os conceitos de Alfabetização, Letramento e
Letramento Digital. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo envolvendo elementos
descritivos e analíticos. O público alvo desta pesquisa foi um grupo de 22 professores que
trabalham no 3º ano do Ensino Fundamental, etapa em que se espera que todos os alunos
estejam alfabetizados, ou seja, lendo e escrevendo textos de diversos gêneros. O grupo
pesquisado é composto por professores experientes na docência sendo que 80% tem mais de 5
anos de atuação em sala de aula. Todos os professores disseram que tem acesso à internet e que
utilizam ou já utilizaram a internet para planejar suas aulas. 90,9% utilizam computadores com
internet com frequência e as tarefas mais realizadas são para trabalho ou estudos. Merece ser
destacado é que o grupo investigado classifica o seu conhecimento em informática como muito
bom ou bom, no entanto, 60 % afirmam que sua preparação para utilizar os recursos
tecnológicos em sala de aula é fruto de iniciativa e formação pessoal não havendo nenhum
incentivo por parte dos gestores das escolas para aperfeiçoar estas habilidades. Notou-se que as
técnicas de ensino predominante no cotidiano das práticas escolares são aulas expositivas com
a participação dos alunos e que as tecnologias mais utilizadas são projetor ou data show,
computadores e aparelhos de som. Em relação aos recursos disponibilizados pelas escolas,
foram citados: TV e DVD, projetor ou data show, microfone com caixa de som, aparelho de
som, computador com acesso à internet, tablet e lousa digital. Durante a pesquisa foi possível
constatar que todos os professores acreditam que uso de recursos tecnológicos colabora para as
práticas pedagógicas, melhorando a aprendizagem e o interesse dos alunos e que as tecnologias
precisam estar inseridas nos planejamentos e nas práticas escolares.