• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ENSINAR A LER E A ESCREVER EM TEMPOS DIGITAIS?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    AlinedeOliveiraFrançadeSouza10042019.pdf (400.4Kb)
    Data
    2019-04-15
    Autor
    Souza, Aline de Oliveira França de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O avanço do acesso aos recursos tecnológicos e às mídias digitais, vem promovendo mudanças na forma de alfabetizar e nas formas em que os professores conduzem o processo de ensino dos seus alunos. Esta pesquisa tem como sustentação os conceitos de Alfabetização, Letramento e Letramento Digital. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo envolvendo elementos descritivos e analíticos. O público alvo desta pesquisa foi um grupo de 22 professores que trabalham no 3º ano do Ensino Fundamental, etapa em que se espera que todos os alunos estejam alfabetizados, ou seja, lendo e escrevendo textos de diversos gêneros. O grupo pesquisado é composto por professores experientes na docência sendo que 80% tem mais de 5 anos de atuação em sala de aula. Todos os professores disseram que tem acesso à internet e que utilizam ou já utilizaram a internet para planejar suas aulas. 90,9% utilizam computadores com internet com frequência e as tarefas mais realizadas são para trabalho ou estudos. Merece ser destacado é que o grupo investigado classifica o seu conhecimento em informática como muito bom ou bom, no entanto, 60 % afirmam que sua preparação para utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula é fruto de iniciativa e formação pessoal não havendo nenhum incentivo por parte dos gestores das escolas para aperfeiçoar estas habilidades. Notou-se que as técnicas de ensino predominante no cotidiano das práticas escolares são aulas expositivas com a participação dos alunos e que as tecnologias mais utilizadas são projetor ou data show, computadores e aparelhos de som. Em relação aos recursos disponibilizados pelas escolas, foram citados: TV e DVD, projetor ou data show, microfone com caixa de som, aparelho de som, computador com acesso à internet, tablet e lousa digital. Durante a pesquisa foi possível constatar que todos os professores acreditam que uso de recursos tecnológicos colabora para as práticas pedagógicas, melhorando a aprendizagem e o interesse dos alunos e que as tecnologias precisam estar inseridas nos planejamentos e nas práticas escolares.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/379
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV