Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Aline de Oliveira França de
dc.date.accessioned2019-09-18T14:12:46Z
dc.date.available2019-09-18T14:12:46Z
dc.date.issued2019-04-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/379
dc.description.abstractO avanço do acesso aos recursos tecnológicos e às mídias digitais, vem promovendo mudanças na forma de alfabetizar e nas formas em que os professores conduzem o processo de ensino dos seus alunos. Esta pesquisa tem como sustentação os conceitos de Alfabetização, Letramento e Letramento Digital. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo envolvendo elementos descritivos e analíticos. O público alvo desta pesquisa foi um grupo de 22 professores que trabalham no 3º ano do Ensino Fundamental, etapa em que se espera que todos os alunos estejam alfabetizados, ou seja, lendo e escrevendo textos de diversos gêneros. O grupo pesquisado é composto por professores experientes na docência sendo que 80% tem mais de 5 anos de atuação em sala de aula. Todos os professores disseram que tem acesso à internet e que utilizam ou já utilizaram a internet para planejar suas aulas. 90,9% utilizam computadores com internet com frequência e as tarefas mais realizadas são para trabalho ou estudos. Merece ser destacado é que o grupo investigado classifica o seu conhecimento em informática como muito bom ou bom, no entanto, 60 % afirmam que sua preparação para utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula é fruto de iniciativa e formação pessoal não havendo nenhum incentivo por parte dos gestores das escolas para aperfeiçoar estas habilidades. Notou-se que as técnicas de ensino predominante no cotidiano das práticas escolares são aulas expositivas com a participação dos alunos e que as tecnologias mais utilizadas são projetor ou data show, computadores e aparelhos de som. Em relação aos recursos disponibilizados pelas escolas, foram citados: TV e DVD, projetor ou data show, microfone com caixa de som, aparelho de som, computador com acesso à internet, tablet e lousa digital. Durante a pesquisa foi possível constatar que todos os professores acreditam que uso de recursos tecnológicos colabora para as práticas pedagógicas, melhorando a aprendizagem e o interesse dos alunos e que as tecnologias precisam estar inseridas nos planejamentos e nas práticas escolares.pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ENSINAR A LER E A ESCREVER EM TEMPOS DIGITAIS?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples