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dc.contributor.authorFonseca, Andreza Mara da
dc.date.accessioned2019-09-18T14:20:23Z
dc.date.available2019-09-18T14:20:23Z
dc.date.issued2019-04-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/382
dc.description.abstractUma das ideias que mobiliza este trabalho de conclusão de curso é a possibilidade de contribuir para as discussões em torno da necessidade de ações que criem sujeitos mais reflexivos, ampliando horizontes e o uso das tecnologias da comunicação e informação, em relação à sociedade e às dificuldades no tratamento das relações raciais, ajudando a construir o pertencimento racial. Articular infância e museus virtuais para a discussão étnico racial, aliando educação formal e espaços não formais e virtuais de aprendizagem, pode estabelecer o diálogo necessário para potencializar a construção, reflexão e ampliação de conhecimentos. E que todos os envolvidos possam estimular as interações proporcionadas pelo uso das TICs (tecnologia da informação e comunicação por esses espaços, para a educação das relações raciais e atendendo à Lei 10.639/03. Mostra-se a relevância desta proposta de pesquisa, já que poucos são os trabalhos na área de educação não-formal (e até formal) que se dedicam a estudar esse público nesses espaços mediados virtualmente, com essa temática. Daí a necessidade do uso e divulgação de experiências com o uso de museus virtuais visando a ampliação da discussão para difundir esse importante meio de empoderamento cultural desde a infância. A pesquisa foi descritiva, com a observação das práticas na UMEI relacionada à temática étnico-racial e museus virtuais. O desenvolvimento de pesquisas articulando infância, museus virtuais, TICs e educação das relações étnico-raciais são necessárias para conhecer melhor os adultos e crianças, que estes possam acessar estes espaços e vivênciar experiências educativas conectadas às suas historias podem ampliá-las. O que se observou, neste estudo de caso, foi que as atividades proporcionaram caminhos para que as crianças acessassem locais de protagonismo e pertencimento, na EMEI e nos Museus Virtuais, que oportunizaram maior visibilidade às questões focais do trabalho proposto pela instituição e objeto desta investigação.pt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMuseus virtuaispt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.titleMUSEUS VIRTUAIS E INFÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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