dc.description.abstract | Este trabalho foi proposto com o intuito de reafirmar a necessidade da utilização das mídias
digitais no processo de alfabetização e letramento na educação infantil. Considerando que as
crianças necessitam de estímulos desde a primeira infância, e se tratando de crianças que já tem
acesso aos celulares, muita das vezes de forma desordenada, sem nenhuma finalidade
pedagógica, por que não utilizar essa mídia para promoção significativa de ganhos reais na sua
aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular – (BNCC), prima em assegurar aos
estudantes dez competências gerais sendo uma delas: “Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na
vida pessoal e coletiva”. Através do Ensino Híbrido o presente estudo tem como objetivo fazer
uma revisão de metodologias tradicionais possibilitando a uma nova metodologia ativa no ensino
da educação infantil, tendo como protagonistas as crianças e os docentes e os pais como
mediadores desse conhecimento. Este trabalho faz as provocativas de implementação das
Tecnologias da informação e comunicação - (TIC) nas escolas, bem como criar estratégias que
permitam determinar o diálogo entre as linguagens das mídias, são uns dos desafios para a
Educação atual. | pt_BR |