AS TIC’S NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O QR CODE COMO RECURSO DE INCLUSÃO DIGITAL
Visualizar/ Abrir
Data
2019-04-09Autor
Ribeiro, Elaine Costa Aguiar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho de conclusão de curso resulta de um dos oito encontros de
Formação Continuada em Serviço ofertado pela Secretaria de Educação de
Contagem em 2018. As formações introduziram temas pertinentes a
contemporaneidade e à realidade dos docentes e no mês de setembro discutiu-se as
tecnologias e sua inserção na escola. A discussão foi feita de forma interdisciplinar,
com os professores de Arte e História, e visava introduzir o assunto tanto como tema
de análise e reflexão quanto como recurso pedagógico. O primeiro momento foi
dedicado a um debate sobre conceitos, terminologias e diferentes aspectos
(culturais, econômicos, históricos, sociais) que contextualizam as tecnologias. No
segundo momento, foram realizadas oficinas com atividades que mesclam recursos
analógicos (papel, tabuleiro, jogo da velha) e digitais (QR Code). O objetivo foi
demonstrar diversas possibilidades de integração das Tecnologias da Comunicação
e da Informação (TIC’s) em sala de aula com instrumentos de fácil acesso como
papel impresso, jogos de tabuleiros e celular. Neste trabalho constam além da
descrição destes dois momentos, as escolhas dos recursos tecnológicos utilizados,
o percurso metodológico e análise das respostas dadas pelos professores no
Google Forms. Constatou-se que a maioria dos docentes (80%) utiliza recursos
tecnológicos em sala de aula, mas isso ainda é feito de forma tradicional, isto é, para
a transmissão de informação. O QR Code ainda é desconhecido e o celular pouco
utilizado. Desta forma, a interatividade e o colaboracionismo característicos da
internet ainda estão ausentes da escola. Por outro lado, os professores avaliaram
positivamente os recursos e as metodologias utilizadas nos encontros de formação e
consideraram inseri-los na sala de aula. Isso demonstra a importância da Formação
Continuada em Serviço na revisão das estratégias de ensino-aprendizagem e na
atualização docente.