• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    AS TIC’S NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O QR CODE COMO RECURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Elaine Costa Aguiar Ribeiro - Pós banca.pdf (1.244Mb)
    Data
    2019-04-09
    Autor
    Ribeiro, Elaine Costa Aguiar
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho de conclusão de curso resulta de um dos oito encontros de Formação Continuada em Serviço ofertado pela Secretaria de Educação de Contagem em 2018. As formações introduziram temas pertinentes a contemporaneidade e à realidade dos docentes e no mês de setembro discutiu-se as tecnologias e sua inserção na escola. A discussão foi feita de forma interdisciplinar, com os professores de Arte e História, e visava introduzir o assunto tanto como tema de análise e reflexão quanto como recurso pedagógico. O primeiro momento foi dedicado a um debate sobre conceitos, terminologias e diferentes aspectos (culturais, econômicos, históricos, sociais) que contextualizam as tecnologias. No segundo momento, foram realizadas oficinas com atividades que mesclam recursos analógicos (papel, tabuleiro, jogo da velha) e digitais (QR Code). O objetivo foi demonstrar diversas possibilidades de integração das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC’s) em sala de aula com instrumentos de fácil acesso como papel impresso, jogos de tabuleiros e celular. Neste trabalho constam além da descrição destes dois momentos, as escolhas dos recursos tecnológicos utilizados, o percurso metodológico e análise das respostas dadas pelos professores no Google Forms. Constatou-se que a maioria dos docentes (80%) utiliza recursos tecnológicos em sala de aula, mas isso ainda é feito de forma tradicional, isto é, para a transmissão de informação. O QR Code ainda é desconhecido e o celular pouco utilizado. Desta forma, a interatividade e o colaboracionismo característicos da internet ainda estão ausentes da escola. Por outro lado, os professores avaliaram positivamente os recursos e as metodologias utilizadas nos encontros de formação e consideraram inseri-los na sala de aula. Isso demonstra a importância da Formação Continuada em Serviço na revisão das estratégias de ensino-aprendizagem e na atualização docente.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/387
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV