Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Elaine Costa Aguiar
dc.date.accessioned2019-09-18T14:41:31Z
dc.date.available2019-09-18T14:41:31Z
dc.date.issued2019-04-09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/387
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso resulta de um dos oito encontros de Formação Continuada em Serviço ofertado pela Secretaria de Educação de Contagem em 2018. As formações introduziram temas pertinentes a contemporaneidade e à realidade dos docentes e no mês de setembro discutiu-se as tecnologias e sua inserção na escola. A discussão foi feita de forma interdisciplinar, com os professores de Arte e História, e visava introduzir o assunto tanto como tema de análise e reflexão quanto como recurso pedagógico. O primeiro momento foi dedicado a um debate sobre conceitos, terminologias e diferentes aspectos (culturais, econômicos, históricos, sociais) que contextualizam as tecnologias. No segundo momento, foram realizadas oficinas com atividades que mesclam recursos analógicos (papel, tabuleiro, jogo da velha) e digitais (QR Code). O objetivo foi demonstrar diversas possibilidades de integração das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC’s) em sala de aula com instrumentos de fácil acesso como papel impresso, jogos de tabuleiros e celular. Neste trabalho constam além da descrição destes dois momentos, as escolhas dos recursos tecnológicos utilizados, o percurso metodológico e análise das respostas dadas pelos professores no Google Forms. Constatou-se que a maioria dos docentes (80%) utiliza recursos tecnológicos em sala de aula, mas isso ainda é feito de forma tradicional, isto é, para a transmissão de informação. O QR Code ainda é desconhecido e o celular pouco utilizado. Desta forma, a interatividade e o colaboracionismo característicos da internet ainda estão ausentes da escola. Por outro lado, os professores avaliaram positivamente os recursos e as metodologias utilizadas nos encontros de formação e consideraram inseri-los na sala de aula. Isso demonstra a importância da Formação Continuada em Serviço na revisão das estratégias de ensino-aprendizagem e na atualização docente.pt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectTIC'spt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectQR Codept_BR
dc.titleAS TIC’S NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O QR CODE COMO RECURSO DE INCLUSÃO DIGITALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples