Facebook: Uma potencial ferramenta pedagógica para o uso com alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.
Resumo
Este trabalho faz um estudo das potencialidades do uso do Facebook como
ferramenta pedagógica, uma vez que os alunos passam boa parte de seu tempo
conectados à internet e a essa rede social, o que torna viável o seu uso no
processo de aprendizagem. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo
conhecer o perfil de uso do Facebook por alunos do Ensino Médio e da Educação
de Jovens e Adultos (EJA), a fim de fazer o uso do Facebook uma ferramenta
pedagógica. Para conhecer o perfil dos alunos, foi aplicado um questionário a 64
alunos matriculados no 1º e 3º ano do Ensino Médio e 1º período da EJA na
Escola Estadual Juscelino Kubtschek de Oliveira, da cidade de Ibirité, no estado
de Minas Gerais. Após a aplicação do questionário e levantados os dados,
percebeu-se que todos os alunos tinham acesso à internet e 81% tinha perfil no
Facebook, destes 52% costumavam visitar perfis educacionais, o que pode
tornar o Facebook uma interessante ferramenta para melhorar as práticas
pedagógicas e a comunicação professor/aluno facilitando e propiciando uma
construção do conhecimento mais interativa.