dc.description.abstract | O presente trabalho realizou um estudo sobre o uso das mídias no processo de ensinoaprendizagem de estudantes do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos
(EJA). Pretendeu-se por meio da observação e diálogo com os estudantes e professores,
identificar como ocorre o uso de mídias nas turmas do Ensino Médio. A pesquisa teve
como base a análise qualitativa dos resultados e o envolvimento dos estudantes a partir
da utilização das mídias na sala de aula. O referencial teórico se baseou em pesquisas
bibliográficas diversas, como a da estudiosa Helena Sporleder Cortês, em seu trabalho
“A sala de aula como espaço de vida; educação e mídia o uso pedagógico da televisão”.
Outro autor que também desenvolve essa temática do uso de mídias e as transformações
que as mesmas podem promover no espaço escolar é José Manuel Moran no trabalho “a
educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá”, entre outros. O trabalho
envolveu as dificuldades enfrentadas por professores do ensino básico no cotidiano
escolar e discussões teóricas sobre formas de se utilizar as variadas mídias no processo
de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. No mundo globalizado depara-se
com uma realidade em que os avanços tecnológicos, bem como o acesso a esses
avanços, criam um fluxo de informações rápidas no dia a dia dos estudantes e
profissionais de ensino, portanto é de grande importância a inclusão das mídias no
processo de aprendizagem como forma de fazer com que a educação escolar dialogue
com os estudantes e as tecnologias presentes no seu cotidiano, bem como tornar a escola
e o processo de aprendizagem mais contemporânea e interessante para os estudantes. | pt_BR |