• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A IMPORTÂNCIA DO WHATSAPP NA AVALIAÇÃO DAS AULAS DE TEATRO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA.

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    UFSJ PDF definitivo - Joaquim.pdf (684.0Kb)
    Data
    2019-06-25
    Autor
    Reis, Joaquim Pires dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho relata a importância do WhatsApp do celular na avaliação das aulas de teatro nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública. Os alunos que vivenciaram esta pesquisa foram do 4º e 5º anos, segundo semestre do ano letivo de 2018. Para realizar a investigação prática foram selecionados três grupos com cinco alunos em cada um deles. Cada grupo tinha duas aulas semanais de teatro, em horários diferentes. As aulas foram filmadas pelos próprios alunos e postadas no grupo do WhatsApp das turmas. O objetivo foi em oferecer aos alunos do ensino fundamental, pela tecnologia do celular com WhatsApp, uma ferramenta pedagógica que permitisse a interação e a socialização das atividades de teatro desenvolvidas em forma de projeto na escola. A disponibilização desta ferramenta educacional possibilitou identificar e analisar o comportamento crítico do aluno ao compartilhar os resultados dos exercícios teatrais pelo WhatsApp; pesquisar se este app auxiliou no ensino aprendizado sobre a prática do teatro; refletir sobre o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas que se utilizam de tal dispositivo, ao analisar a experiência vivida com os alunos com os teóricos citados. O método desta pesquisa foi de abordagem qualitativa de metodologia teórica e prática. De início realizou-se a escolha de uma escola do ensino fundamental; dos alunos que gostariam de participar do projeto; a criação de um grupo no WhatsApp do celular para os alunos analisarem as atividades realizadas nas aulas de transteatro, que foram filmadas e postadas pelos próprios alunos; análise da prática do projeto com o referencial teórico. Já no início das atividades foi detectada a satisfação dos discentes em usarem o WhatsApp para comentar suas atividades e as dos colegas, o que gerou reconhecimento deste aplicativo como ferramenta de aprendizagem. Identificou-se também que a escola não está preparada para o uso do celular como ferramenta educacional. O seu uso pelos alunos era proibido nas dependências desta instituição educativa.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/396
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV