dc.description.abstract | O presente trabalho relata a importância do WhatsApp do celular na avaliação das
aulas de teatro nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública. Os
alunos que vivenciaram esta pesquisa foram do 4º e 5º anos, segundo semestre do
ano letivo de 2018. Para realizar a investigação prática foram selecionados três
grupos com cinco alunos em cada um deles. Cada grupo tinha duas aulas semanais
de teatro, em horários diferentes. As aulas foram filmadas pelos próprios alunos e
postadas no grupo do WhatsApp das turmas. O objetivo foi em oferecer aos alunos
do ensino fundamental, pela tecnologia do celular com WhatsApp, uma ferramenta
pedagógica que permitisse a interação e a socialização das atividades de teatro
desenvolvidas em forma de projeto na escola. A disponibilização desta ferramenta
educacional possibilitou identificar e analisar o comportamento crítico do aluno ao
compartilhar os resultados dos exercícios teatrais pelo WhatsApp; pesquisar se este
app auxiliou no ensino aprendizado sobre a prática do teatro; refletir sobre o
aperfeiçoamento de práticas pedagógicas que se utilizam de tal dispositivo, ao
analisar a experiência vivida com os alunos com os teóricos citados. O método
desta pesquisa foi de abordagem qualitativa de metodologia teórica e prática. De
início realizou-se a escolha de uma escola do ensino fundamental; dos alunos que
gostariam de participar do projeto; a criação de um grupo no WhatsApp do celular
para os alunos analisarem as atividades realizadas nas aulas de transteatro, que
foram filmadas e postadas pelos próprios alunos; análise da prática do projeto com
o referencial teórico. Já no início das atividades foi detectada a satisfação dos
discentes em usarem o WhatsApp para comentar suas atividades e as dos colegas,
o que gerou reconhecimento deste aplicativo como ferramenta de aprendizagem.
Identificou-se também que a escola não está preparada para o uso do celular como
ferramenta educacional. O seu uso pelos alunos era proibido nas dependências
desta instituição educativa. | pt_BR |