• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O USO DE JOGOS E SOFTWARES EDUCATIVOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Mídias Pós banca - Jussara.pdf (907.6Kb)
    Data
    2019-04-13
    Autor
    Carvalho, Jussara Carniele de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho tem como objetivo a análise e reflexão sobre as possíveis vantagens da utilização de mídias e jogos digitais no ensino e na alfabetização de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica de obras de importantes teóricos do pensamento e desenvolvimento infantil, como Piaget, Vygotsky, Ferreiro, entre outros. Propõe também a análise da realidade cotidiana das práticas de alfabetização mais comuns em algumas escolas da rede pública municipal de Belo Horizonte. Além da fundamentação teórica, esse trabalho constitui-se ainda, como pesquisa de campo à medida que possibilitou a realização de atividades e aplicação de jogos educativos digitais de alfabetização em turmas de primeiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental e sua consequente observação. Os resultados corroboraram para a hipótese inicial na qual os jogos e softwares educativos digitais podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento satisfatório da aprendizagem da leitura e da escrita, pois a maioria dos alunos demostrou interesse superior àqueles demonstrado em atividades tradicionais de alfabetização. Portanto, tanto a teoria quanto a prática ao entender a aprendizagem como reflexo de um rico processo de interações dinâmicas e significativas, comtemplam os jogos e a ludicidade proporcionadas pelas mídias como ótimas ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de alunos na primeira infância.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/399
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV