dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo a análise e reflexão sobre as possíveis
vantagens da utilização de mídias e jogos digitais no ensino e na alfabetização de
alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. O método utilizado foi à pesquisa
bibliográfica de obras de importantes teóricos do pensamento e desenvolvimento
infantil, como Piaget, Vygotsky, Ferreiro, entre outros. Propõe também a análise da
realidade cotidiana das práticas de alfabetização mais comuns em algumas escolas da
rede pública municipal de Belo Horizonte. Além da fundamentação teórica, esse
trabalho constitui-se ainda, como pesquisa de campo à medida que possibilitou a
realização de atividades e aplicação de jogos educativos digitais de alfabetização em
turmas de primeiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental e sua consequente
observação. Os resultados corroboraram para a hipótese inicial na qual os jogos e
softwares educativos digitais podem contribuir de maneira significativa para o
desenvolvimento satisfatório da aprendizagem da leitura e da escrita, pois a maioria
dos alunos demostrou interesse superior àqueles demonstrado em atividades
tradicionais de alfabetização. Portanto, tanto a teoria quanto a prática ao entender a
aprendizagem como reflexo de um rico processo de interações dinâmicas e
significativas, comtemplam os jogos e a ludicidade proporcionadas pelas mídias como
ótimas ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de
alunos na primeira infância. | pt_BR |