Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Jussara Carniele de
dc.date.accessioned2019-09-19T18:00:00Z
dc.date.available2019-09-19T18:00:00Z
dc.date.issued2019-04-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/399
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo a análise e reflexão sobre as possíveis vantagens da utilização de mídias e jogos digitais no ensino e na alfabetização de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica de obras de importantes teóricos do pensamento e desenvolvimento infantil, como Piaget, Vygotsky, Ferreiro, entre outros. Propõe também a análise da realidade cotidiana das práticas de alfabetização mais comuns em algumas escolas da rede pública municipal de Belo Horizonte. Além da fundamentação teórica, esse trabalho constitui-se ainda, como pesquisa de campo à medida que possibilitou a realização de atividades e aplicação de jogos educativos digitais de alfabetização em turmas de primeiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental e sua consequente observação. Os resultados corroboraram para a hipótese inicial na qual os jogos e softwares educativos digitais podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento satisfatório da aprendizagem da leitura e da escrita, pois a maioria dos alunos demostrou interesse superior àqueles demonstrado em atividades tradicionais de alfabetização. Portanto, tanto a teoria quanto a prática ao entender a aprendizagem como reflexo de um rico processo de interações dinâmicas e significativas, comtemplam os jogos e a ludicidade proporcionadas pelas mídias como ótimas ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de alunos na primeira infância.pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleO USO DE JOGOS E SOFTWARES EDUCATIVOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITApt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples