ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS
Resumo
O presente trabalho aborda a temática “Uso das mídias digitais no processo de ensino
aprendizagem de crianças de três a cinco anos”. A pesquisa se deu em uma escola municipal
de educação infantil, localizada em Belo Horizonte. A escolha do tema foi devido à relevância
do uso das mídias digitais no ensino aprendizagem, bem como a presença da linguagem
digital no currículo das escolas municipais infantis de Belo Horizonte. Para realização da
pesquisa foi efetuado leituras de artigos diversos, manuais, revistas e livros que abordam o
tema, bem como, a aplicação de um questionário online aos docentes da educação infantil,
com o objetivo de identificar e analisar como as mídias digitais estão presentes na prática do
ensino aprendizagem da educação infantil. Conclui-se que a maioria dos docentes pesquisados
utilizam algum tipo de mídia digital em suas aulas e percebem tais recursos como relevante
para o aprendizado das crianças. No entanto, relatam dificuldades relacionadas à escassez de
recursos digitais, disponíveis na escola para atender a demanda dos alunos.