dc.description.abstract | O principal objetivo desta pesquisa foi apresentar a importância de um projeto de
aprendizagem com o uso de dispositivos móveis com os alunos do primeiro ano do
Ensino Médio no âmbito da ciência geográfica. O projeto de aprendizagem constitui
uma ferramenta importante na construção do pensamento, pois torna a
aprendizagem significativa, fazendo com que o aluno transporte para a realidade o
que aprendeu nos livros e na sua experiência de vida, contando com a mediação do
professor. Esta pesquisa teve como fundamento a teoria da aprendizagem baseada
em projetos (BENDER & PETITTO), com o uso das tecnologias digitais de
informação e comunicação, na perspectiva da Pedagogia da Autoria (NEVES). A
metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica. Espera-se contribuir no processo
de ensino-aprendizagem, tendo motivado os alunos para a sua realização e
estimular esta prática em sala de aula. Os resultados obtidos permitem fazer um
balanço positivo, embora seja necessário criar outras estratégias que visem
melhorar o envolvimento dos alunos e professor no uso efetivo dos dispositivos
móveis no contexto escolar. | pt_BR |