dc.description.abstract | O presente trabalho constituiu na discussão de pesquisa de campo sobre o uso do
aplicativo Plickers no processo de acompanhamento da aprendizagem escolar. O
aplicativo foi utilizado como ferramenta para acompanhar o desenvolvimento dos
alunos na disciplina de química, perante avaliações diagnósticas e formativas. O
processo de avaliação se deu no período que antecedeu a aplicação das avaliações
somativas, com o objetivo de identificar os tópicos de maior dificuldade, além de
também identificar os alunos com desempenho ruim e promover as devidas
intervenções em tempo hábil. O método utilizado foi o indutivo experimental, com
levantamento de dados qualitativos sobre como o uso do aplicativo facilita o
levantamento de informações sobre o aprendizado dos alunos e também como é a
aceitação por parte deles. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura sobre
avaliação escolar, uso de recursos tecnológicos na educação e metodologias ativas
de ensino. Os resultados iniciais apresentaram aceitação dos alunos à nova
tecnologia e um diagnóstico mais preciso do desenvolvimento escolar. | pt_BR |