A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MÍDIATICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL
Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever a utilização dos recursos midiáticos
durante as aulas de educação física em uma turma do 2º ano do ensino médio de
uma escola da rede estadual de ensino em Santa Luzia – MG e descobrir quais as
dificuldades e possibilidades que o professor enfrenta para utilizar ou incluir os
recursos midiáticos durante as aulas e a inclusão dos alunos. Foram observadas
duas aulas da turma em questão, em que as informações da entrevista foram
gravadas e, posteriormente, transcritas para análise dos dados. Os dados foram
analisados e observou-se que as atividades propostas favoreceu a inclusão dos
alunos, e que o professor utiliza-se de recursos midiáticos para o desenvolvimento
das atividades propostas, favorecida pela infraestrutura da escola. Além disso,
houve interação entre ele e os alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que a
utilização dos recursos midiáticos está sendo efetivo nas aulas de educação física
pesquisadas. O professor utiliza-se dos recursos midiáticos como ferramenta para
incluir os alunos nas aulas, fomentando o processo de ensino e aprendizagem.