O OLHAR ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA EM UMA VISITA MEDIADA AO MUSEU CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB)
Resumo
Este estudo apresenta uma reflexão a respeito do uso da máquina fotográfica em
visitas museológicas no âmbito das Mídias em Educação, a partir da experiência do
projeto de Linguagem Digital, política Educacional de Belo Horizonte, Cidade
Educadora, realizado em Museus da Cidade. Buscou-se compreender como o
Museu entende e faz a mediação da criança e o olhar dessa criança através da
máquina fotográfica, usada como apoio de memória. Para tal, foi realizada uma
busca bibliográfica a respeito do tema, delineando conceitos e/ou definições
propostos por autores da área ou instituições e órgãos governamentais que abordam
a temática e regem o fazer dos profissionais de museus e dos professores na
visitação. Apresentou-se um panorama histórico dos museus, apontando sua
evolução na sociedade e sua atuação como instituição educativa e cultural. Discutiuse a respeito do objeto de estudo da fotografia como recurso midiático, sobre o olhar
da criança na visitação, exposição dos objetos e o uso da máquina fotográfica. A
abordagem utilizada é qualitativa, a partir de um projeto desenvolvido no Museu
CCBB de Belo Horizonte. Utilizou-se para coleta de dados análise fotográfica a partir
da visitação de uma turma de crianças de 4 anos, sendo essa Análise de Conteúdo
utilizada para análise dos dados. Esta se direciona para a mediação do ponto de
vista da prática profissional, a partir das três categorias: mediação educativa,
mediação cultural e mediação da informação, sendo estas categorias também base
para a discussão. Acredita-se que as mediações educativa, cultural e da informação
foram realizadas pelo projeto “O olhar através da fotografia”, pois através tanto da
análise realizada nos documentos do projeto quanto das reflexões com os
participantes, foi possível descrever a mediação do uso da máquina fotográfica com
as três categorias estabelecidas, existindo em cada uma das fases do projeto os
elementos que compõem cada um dos três tipos de mediação utilizados como
aporte teórico. Conclui-se que o projeto "O olhar através da fotografia" proporcionou
ao museu exercer papel tanto educativo quanto de meio de acesso à informação,
além de ser uma instituição cultural.