• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O OLHAR ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA EM UMA VISITA MEDIADA AO MUSEU CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI TCC PÓS BANCA - Rosângela.pdf (1.721Mb)
    Data
    2019-04-24
    Autor
    Silvano, Rosângela Cézar Bastos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este estudo apresenta uma reflexão a respeito do uso da máquina fotográfica em visitas museológicas no âmbito das Mídias em Educação, a partir da experiência do projeto de Linguagem Digital, política Educacional de Belo Horizonte, Cidade Educadora, realizado em Museus da Cidade. Buscou-se compreender como o Museu entende e faz a mediação da criança e o olhar dessa criança através da máquina fotográfica, usada como apoio de memória. Para tal, foi realizada uma busca bibliográfica a respeito do tema, delineando conceitos e/ou definições propostos por autores da área ou instituições e órgãos governamentais que abordam a temática e regem o fazer dos profissionais de museus e dos professores na visitação. Apresentou-se um panorama histórico dos museus, apontando sua evolução na sociedade e sua atuação como instituição educativa e cultural. Discutiuse a respeito do objeto de estudo da fotografia como recurso midiático, sobre o olhar da criança na visitação, exposição dos objetos e o uso da máquina fotográfica. A abordagem utilizada é qualitativa, a partir de um projeto desenvolvido no Museu CCBB de Belo Horizonte. Utilizou-se para coleta de dados análise fotográfica a partir da visitação de uma turma de crianças de 4 anos, sendo essa Análise de Conteúdo utilizada para análise dos dados. Esta se direciona para a mediação do ponto de vista da prática profissional, a partir das três categorias: mediação educativa, mediação cultural e mediação da informação, sendo estas categorias também base para a discussão. Acredita-se que as mediações educativa, cultural e da informação foram realizadas pelo projeto “O olhar através da fotografia”, pois através tanto da análise realizada nos documentos do projeto quanto das reflexões com os participantes, foi possível descrever a mediação do uso da máquina fotográfica com as três categorias estabelecidas, existindo em cada uma das fases do projeto os elementos que compõem cada um dos três tipos de mediação utilizados como aporte teórico. Conclui-se que o projeto "O olhar através da fotografia" proporcionou ao museu exercer papel tanto educativo quanto de meio de acesso à informação, além de ser uma instituição cultural.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/410
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV