Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilvano, Rosângela Cézar Bastos
dc.date.accessioned2019-09-19T20:02:13Z
dc.date.available2019-09-19T20:02:13Z
dc.date.issued2019-04-24
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/410
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma reflexão a respeito do uso da máquina fotográfica em visitas museológicas no âmbito das Mídias em Educação, a partir da experiência do projeto de Linguagem Digital, política Educacional de Belo Horizonte, Cidade Educadora, realizado em Museus da Cidade. Buscou-se compreender como o Museu entende e faz a mediação da criança e o olhar dessa criança através da máquina fotográfica, usada como apoio de memória. Para tal, foi realizada uma busca bibliográfica a respeito do tema, delineando conceitos e/ou definições propostos por autores da área ou instituições e órgãos governamentais que abordam a temática e regem o fazer dos profissionais de museus e dos professores na visitação. Apresentou-se um panorama histórico dos museus, apontando sua evolução na sociedade e sua atuação como instituição educativa e cultural. Discutiuse a respeito do objeto de estudo da fotografia como recurso midiático, sobre o olhar da criança na visitação, exposição dos objetos e o uso da máquina fotográfica. A abordagem utilizada é qualitativa, a partir de um projeto desenvolvido no Museu CCBB de Belo Horizonte. Utilizou-se para coleta de dados análise fotográfica a partir da visitação de uma turma de crianças de 4 anos, sendo essa Análise de Conteúdo utilizada para análise dos dados. Esta se direciona para a mediação do ponto de vista da prática profissional, a partir das três categorias: mediação educativa, mediação cultural e mediação da informação, sendo estas categorias também base para a discussão. Acredita-se que as mediações educativa, cultural e da informação foram realizadas pelo projeto “O olhar através da fotografia”, pois através tanto da análise realizada nos documentos do projeto quanto das reflexões com os participantes, foi possível descrever a mediação do uso da máquina fotográfica com as três categorias estabelecidas, existindo em cada uma das fases do projeto os elementos que compõem cada um dos três tipos de mediação utilizados como aporte teórico. Conclui-se que o projeto "O olhar através da fotografia" proporcionou ao museu exercer papel tanto educativo quanto de meio de acesso à informação, além de ser uma instituição cultural.pt_BR
dc.subjectMediação educativapt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectProjeto "O olhar através da fotografia"pt_BR
dc.titleO OLHAR ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA EM UMA VISITA MEDIADA AO MUSEU CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples