A UTILIZAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE DENSIDADE NA PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Resumo
Esta pesquisa teve como principal objetivo o desenvolvimento de um produto
educativo que qualifique uma proposta de formação continuada para professores de
ciências da natureza que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino
Médio e para utilização de um Objeto de Aprendizagem (OA) em uma Sequência
Didática (SD) para o ensino do conceito de densidade. A SD relatada neste trabalho
envolveu a utilização de um OA, PhET, fundamentado em simulações interativas,
que incentivaram a investigação científica de forma a conectar o mundo micro e
invisível ao mundo real. Nesta SD específica, pretendeu-se explorar os conceitos de
densidade e flutuação associados a temas ambientes que interessem à EJA no
Ensino Médio. Tratou-se de uma SD que, ao promover uma investigação
experimental simulada que utiliza a PhET e outras mídias, ajusta-se à formação
docente em trabalho. O objetivo da presente pesquisa foi verificar potencialidades de
um OA, o PhET, como mediador de uma sequência didática na aprendizagem dos
estudantes.