dc.description.abstract | Este tema “O rádio como mídia tecnológica no ensino fundamental” foi escolhido, pois oferece
a possibilidade de desenvolver habilidades e competências de comunicação, por meio de uma
Rádio Escolar, promovendo informação, entretenimento e interação no espaço escolar. Sua
relevância se justifica pois a interação no espaço escolar estimula as manifestações culturais, a
criatividade, a autonomia dos educandos, a socialização dos alunos utilizando mídias de
comunicação com a participação de todos Esta pesquisa tem como sustentação teóricometodológica e a teoria consistiu-se em pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos do uso do
rádio como mídia educação a partir da qual o objetivo principal avaliar a capacidade do rádio
no contexto pedagógico como instrumento no processo ensino e aprendizagem e verificar como
o rádio contribui como um espaço educativo para crianças e adolescentes contribuindo na
formação de professores e educandos fazendo uso da linguagem radiofônica para
desenvolverem habilidades e competências com o uso desta ferramenta como mídia
tecnológica. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico e descritivo, visto que procura
apresentar o tema O Rádio como Mídia Tecnológica no Ensino Fundamental, a partir de
referências teóricas e também o relato de experiência como docente. Como resultados obtidos
temos que o uso do rádio no Projeto Rádio na Escola, desenvolve o vínculo entre docentes e
discentes, promove à informação, à leitura de textos produzidos pelos alunos e o entretenimento
por meio da música e que abre possibilidade para o trabalho interdisciplinar e coletivo e a
utilização das mídias e das tecnologias educacionais que fazem parte deste formato de
aprendizagem. | pt_BR |