ELEIÇÕES 2018: O PAPEL DA MÍDIA NA CRIAÇÃO DE UM CANDIDATO
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Data
2019-05-14Autor
Santos, Heleno Ferreira dos
Metadata
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O presente trabalho, realizado no campo do ensino da Geografia, tem como
objetivo demonstrar a construção metodológica do ensino, baseado no uso de
diferentes mídias tais como: jornais, revistas, internet, televisão, filmes, dentre
outras, como ferramentas para despertar nos educandos o interesse pelo
ensino de Geografia. Para atingirmos o objetivo proposto nesse trabalho,
usamos como mote o tema Eleições 2018: “O Papel da Mídia na Criação de um
Candidato”, uma alusão ao primeiro contanto que os jovens tiveram com as
questões políticas de forma fundamentada. O uso de diferentes meios
tecnológicos, para a execução desse trabalho, parte do princípio que vivemos
em uma sociedade “imagética” que vem construindo seu conhecimento a partir
da escrita e do uso de imagens e sons, como apontam vários autores que
seguem a linha de superação da escola tradicional para a moderna, tendo em
vista que o aluno de hoje trás consigo o pré-conhecimento do uso das mídias e
que deve ser estimulado a despertar para a construção do conhecimento.
Nessa perspectiva, são necessárias atividades que coloquem o estudante
como protagonista, isto é, no centro da ação educativa. A superação de uma
educação pautada no ensino tradicional é um desafio para o professor que
deve buscar novas práticas para atender a demanda de uma educação
interativa, na qual o mestre tem o papel de mediar o processo de ensino e
aprendizagem. Para tanto, o uso da tecnologia é fundamental, pois abre um
leque de possibilidades por meio das quais à imaginação e a criatividade não
tem limites, basta conduzir e adaptar os conteúdos em diversas áreas para
promover o conhecimento desejado. Trabalhamos com uma geração que de
alguma maneira, independente da questão socioeconômica, tem acesso à
tecnologia. Nesse sentido, utilizamos o conhecimento prévio dos alunos para a
produção do trabalho de pesquisa que desafiou os estudantes a apresentarem
resultados esclarecedores acerca da questão política partidária permitindo,
assim, uma discussão qualitativa e fundamentada superando o discurso do
senso comum.