UTILIZAÇÃO DE CÓDIGOS NO ENSINO: O USO DO QR CODE NA SALA DE AULA
Resumo
Hoje o que domina crianças, jovens e adultos é o interesse pela tecnologia e o telefone celular
é uma tecnologia que está cada vez mais presente dentro da escola, ele já faz parte do material
didático que o aluno leva para a sala de aula e isto pode gerar conflitos entre professores e
alunos por causa do seu uso indevido.
A proibição nem sempre ajuda pois cada vez mais este equipamento está presente no dia a dia
das pessoas, então o professor precisa elaborar novas metodologias de ensino que introduzam
essas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de maneira a diversificar suas aulas.
Assim é preciso elaborar estratégias que incluam este equipamento nas aulas, de tal forma que
motive o aluno a aprender e assim garantir a construção dos conhecimentos e o
desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a sua formação.
Sendo assim, este trabalho teve como foco a utilização do QR Code no ensino por meio de
aplicativo em smartphone, transformando o celular em um aliado na construção do
conhecimento. Este aplicativo possibilita trabalhar em qualquer série/ano, em qualquer
disciplina e em qualquer conteúdo, assim foi elaborado sugestões de aplicação deste recurso.
Nesse contexto objetivou-se também saber qual seria o resultado e a repercussão da utilização
deste código na sala de aula e assim foi elaborado e aplicado um plano de aula para alunos de
Ensino Médio de uma escola pública do interior de São Paulo e foi feito um relato sobre esta
aplicação.