• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A INSERÇÃO DAS MÍDIAS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM FOCO A MAGISTRA “ESCOLA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EDUCADORES DE MINAS GERAIS”

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC MIDIAS FABIO BRAZIER.pdf (936.1Kb)
    Data
    2019-05-15
    Autor
    Brazier, Fábio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho tem como objetivo explicitar as relações entre os aspectos legais e as políticas públicas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação em Minas Gerais (SEE-MG) no âmbito das práticas de formação continuada de professores desenvolvidas na criação do projeto MAGISTRA - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, tendo como foco a utilização das mídias para a formação docente. Buscou-se compreender durante o desenvolvimento da pesquisa as seguintes questões: Como a concepção política adotada pelo estado reverbera nas práticas formativas e constantemente nas concepções adotadas pelos professores? Qual a influência das formações desenvolvidas no desenvolvimento profissional dos professores, sobretudo em relação à utilização das mídias? Dessa forma, optou-se por uma investigação de natureza qualitativa, desenvolvida sob a forma de uma pesquisa exploratória, estudo de caso, entre os períodos de Outubro a Dezembro de 2018, em uma escola da rede estadual inserida nos modelos de formação desenvolvidos pela SEE-MG. Com o intuito de compreender a materialização da referida política formativa junto aos sujeitos envolvidos, foram realizadas entrevistas com professores, gestores e formadores, os chamados analistas educacionais. Esta pesquisa teve como sustentação teórico-metodológica as concepções de formação docente defendida por Libâneo, Candau e Tardif. Os dados encontrados na pesquisa evidenciaram a compreensão de que o projeto foi implementado de forma verticalizada, ainda fundamentado em concepções neoliberalizantes, que focam na eficiência e na economicidade, não atendendo as reais demandas emanadas da realidade escolar.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/444
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV