dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo explicitar as relações entre os aspectos legais e as
políticas públicas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação em
Minas Gerais (SEE-MG) no âmbito das práticas de formação continuada de professores
desenvolvidas na criação do projeto MAGISTRA - Escola de Formação e
Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, tendo como foco a
utilização das mídias para a formação docente. Buscou-se compreender durante o
desenvolvimento da pesquisa as seguintes questões: Como a concepção política adotada
pelo estado reverbera nas práticas formativas e constantemente nas concepções adotadas
pelos professores? Qual a influência das formações desenvolvidas no desenvolvimento
profissional dos professores, sobretudo em relação à utilização das mídias? Dessa forma,
optou-se por uma investigação de natureza qualitativa, desenvolvida sob a forma de uma
pesquisa exploratória, estudo de caso, entre os períodos de Outubro a Dezembro de 2018,
em uma escola da rede estadual inserida nos modelos de formação desenvolvidos pela
SEE-MG. Com o intuito de compreender a materialização da referida política formativa
junto aos sujeitos envolvidos, foram realizadas entrevistas com professores, gestores e
formadores, os chamados analistas educacionais. Esta pesquisa teve como sustentação
teórico-metodológica as concepções de formação docente defendida por Libâneo, Candau
e Tardif. Os dados encontrados na pesquisa evidenciaram a compreensão de que o projeto
foi implementado de forma verticalizada, ainda fundamentado em concepções
neoliberalizantes, que focam na eficiência e na economicidade, não atendendo as reais
demandas emanadas da realidade escolar. | pt_BR |