dc.description.abstract | Atualmente a formação de professores vem buscando espaço em discussões, práticas
diferenciadas que contribuam para a valorização de seus profissionais, para a
qualidade de ensino e para a melhoria das políticas educacionais. Neste contexto, a
formação continuada é viável e fundamental para o aprimoramento e desenvolvimento
profissional do docente de ensino religioso escolar. Considerando a importância desse
campo de pesquisa, o presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a
problemática que envolve a formação inicial e continuada deste profissional, para o
uso das tecnologias digitais. As transformações que vêm ocorrendo nos diversos
campos da sociedade contemporânea promovidos pelas tecnologias digitais têm
exigido novas posturas, tanto da escola quanto do professor no que diz respeito à
incorporação dos recursos tecnológicos à prática educativa. Deste modo, neste
trabalho temos como objetivo discutir os desafios e as perspectivas da formação inicial
e continuada de professores para o uso das tecnologias digitais, por meio da análise
e reflexão das produções bibliográficas que tratam do assunto. Conclui-se que o desfio
do professor é transmitir conhecimentos mediante as novas tecnologias como um
facilitador do processo educacional, reinventando um conjunto de ações didáticopedagógicas. A incorporação destas novas tecnologias ao ensino-aprendizagem não
pode descuidar da investigação em que estes alunos e docentes estão inseridos,
especialmente nas práticas pedagógicas e formação na docência. | pt_BR |