dc.description.abstract | Tendo em vista que a manifestação teatral é uma arte essencialmente
imagética e que estamos inseridos na era da cultura visual, esta pesquisa bibliográfica
aborda a necessidade da sistematização de técnicas que orientem o ator durante o
procedimento de leitura de imagens como representações visuais. Ao longo dos
capítulos, apontamos e balizamos diretrizes que se apresentam como possibilidades
à introdução de uma pedagogia do olhar no teatro. Nosso texto foi embasado,
principalmente, por conceitos elaborados pela Semiótica e a Gestalt, correlacionados
com a experiência pratico teórica do presente autor desta pesquisa, como professor,
ator e diretor. Embasados nestes princípios, expomos sugestões de atividades para
serem praticadas pelo ator-leitor-visual, almejando a dilatação e o aperfeiçoamento
da sua visualidade, por meio do desenvolvimento das seguintes competências:
perceber, identificar, comparar, analisar, se apropriar, combinar e expressar imagens.
Por fim, o resultado deste trabalho revela a imagem como mídia fundamental de
suporte ao processo de formação e criação do ator e, respectivamente, diante do fato
que não temos modelos fechados, destacamos a necessidade de aprofundar as
investigações entorno da alfabetização visual na área da educação e do teatro. | pt_BR |