Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBougleux, Rafael de Alencar
dc.date.accessioned2019-09-20T15:01:26Z
dc.date.available2019-09-20T15:01:26Z
dc.date.issued2019-06-05
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/449
dc.description.abstractTendo em vista que a manifestação teatral é uma arte essencialmente imagética e que estamos inseridos na era da cultura visual, esta pesquisa bibliográfica aborda a necessidade da sistematização de técnicas que orientem o ator durante o procedimento de leitura de imagens como representações visuais. Ao longo dos capítulos, apontamos e balizamos diretrizes que se apresentam como possibilidades à introdução de uma pedagogia do olhar no teatro. Nosso texto foi embasado, principalmente, por conceitos elaborados pela Semiótica e a Gestalt, correlacionados com a experiência pratico teórica do presente autor desta pesquisa, como professor, ator e diretor. Embasados nestes princípios, expomos sugestões de atividades para serem praticadas pelo ator-leitor-visual, almejando a dilatação e o aperfeiçoamento da sua visualidade, por meio do desenvolvimento das seguintes competências: perceber, identificar, comparar, analisar, se apropriar, combinar e expressar imagens. Por fim, o resultado deste trabalho revela a imagem como mídia fundamental de suporte ao processo de formação e criação do ator e, respectivamente, diante do fato que não temos modelos fechados, destacamos a necessidade de aprofundar as investigações entorno da alfabetização visual na área da educação e do teatro.pt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectOlharpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleA PEDAGOGIA DO OLHAR NO TEATRO: INICIAÇÃO À LEITURA DE IMAGEM NA [IN]FORMAÇÃO DO ATORpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples