MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PRÁTICA PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS
Resumo
Este trabalho apresenta uma situação de inclusão de uma aluna com deficiência visual no ensino
regular da Matemática. Trata-se da inclusão, adaptação e transformação da sociedade para que
alunos com necessidades educacionais especiais tenham suas necessidades e diferenças
respeitadas, proporcionando, a todos, oportunidades iguais. O objetivo é o desenvolvimento de
procedimentos didáticos e metodológicos para auxiliar alunos com deficiência visual ou baixa
visão. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos com deficiência visual
fica sem sentido e irreal se não forem adotados meios de “visualização tátil ou perceptível com
material concreto” de gráficos, equações e figuras geométricas. Desta forma, o processo de
ensino passa ser melhor compreendido pelos deficientes visuais, como os demais. Dessa forma
foi fundamentado, com o estudo de caso de uma aluna com deficiência visual, o
desenvolvimento de uma intervenção pedagógica, com a finalidade de auxiliar no aprendizado.
A aluna é da turma do oitavo ano do Ensino Fundamental da escola pública Estadual “Aureliano
Rodrigues Nunes” da cidade de Formiga do interior de Minas Gerais. Na intervenção, foram
esclarecidos conceitos matemáticos em Grandezas, Geometria, Álgebra e Medidas como Área,
Perímetro com inferência aos Produtos Notáveis. As atividades aplicadas foram elaboradas
através de materiais manipulativos e com efeitos táteis para a formação de conceitos de
Produtos Notáveis para a aluna com deficiência visual. Após a aplicação das atividades,
percebe-se que é possível ensinar Matemática aos alunos com deficiência visual, juntamente
com os demais em uma turma regular e que todos, independentemente das limitações, são
capazes de elaborar conceitos necessários para a autonomia.