• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Graduação
    • Licenciatura em Matemática
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Graduação
    • Licenciatura em Matemática
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PRÁTICA PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ELOISA TAVARES PAIM_9083_assignsubmission_file_Eloisa Paim TCC Final.pdf (846.0Kb)
    Data
    2017-02-02
    Autor
    Paim, Eloisa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho apresenta uma situação de inclusão de uma aluna com deficiência visual no ensino regular da Matemática. Trata-se da inclusão, adaptação e transformação da sociedade para que alunos com necessidades educacionais especiais tenham suas necessidades e diferenças respeitadas, proporcionando, a todos, oportunidades iguais. O objetivo é o desenvolvimento de procedimentos didáticos e metodológicos para auxiliar alunos com deficiência visual ou baixa visão. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos com deficiência visual fica sem sentido e irreal se não forem adotados meios de “visualização tátil ou perceptível com material concreto” de gráficos, equações e figuras geométricas. Desta forma, o processo de ensino passa ser melhor compreendido pelos deficientes visuais, como os demais. Dessa forma foi fundamentado, com o estudo de caso de uma aluna com deficiência visual, o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica, com a finalidade de auxiliar no aprendizado. A aluna é da turma do oitavo ano do Ensino Fundamental da escola pública Estadual “Aureliano Rodrigues Nunes” da cidade de Formiga do interior de Minas Gerais. Na intervenção, foram esclarecidos conceitos matemáticos em Grandezas, Geometria, Álgebra e Medidas como Área, Perímetro com inferência aos Produtos Notáveis. As atividades aplicadas foram elaboradas através de materiais manipulativos e com efeitos táteis para a formação de conceitos de Produtos Notáveis para a aluna com deficiência visual. Após a aplicação das atividades, percebe-se que é possível ensinar Matemática aos alunos com deficiência visual, juntamente com os demais em uma turma regular e que todos, independentemente das limitações, são capazes de elaborar conceitos necessários para a autonomia.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/45
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV