Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaim, Eloisa
dc.date.accessioned2017-02-02T19:36:29Z
dc.date.available2017-02-02T19:36:29Z
dc.date.issued2017-02-02
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/45
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma situação de inclusão de uma aluna com deficiência visual no ensino regular da Matemática. Trata-se da inclusão, adaptação e transformação da sociedade para que alunos com necessidades educacionais especiais tenham suas necessidades e diferenças respeitadas, proporcionando, a todos, oportunidades iguais. O objetivo é o desenvolvimento de procedimentos didáticos e metodológicos para auxiliar alunos com deficiência visual ou baixa visão. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos com deficiência visual fica sem sentido e irreal se não forem adotados meios de “visualização tátil ou perceptível com material concreto” de gráficos, equações e figuras geométricas. Desta forma, o processo de ensino passa ser melhor compreendido pelos deficientes visuais, como os demais. Dessa forma foi fundamentado, com o estudo de caso de uma aluna com deficiência visual, o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica, com a finalidade de auxiliar no aprendizado. A aluna é da turma do oitavo ano do Ensino Fundamental da escola pública Estadual “Aureliano Rodrigues Nunes” da cidade de Formiga do interior de Minas Gerais. Na intervenção, foram esclarecidos conceitos matemáticos em Grandezas, Geometria, Álgebra e Medidas como Área, Perímetro com inferência aos Produtos Notáveis. As atividades aplicadas foram elaboradas através de materiais manipulativos e com efeitos táteis para a formação de conceitos de Produtos Notáveis para a aluna com deficiência visual. Após a aplicação das atividades, percebe-se que é possível ensinar Matemática aos alunos com deficiência visual, juntamente com os demais em uma turma regular e que todos, independentemente das limitações, são capazes de elaborar conceitos necessários para a autonomia.pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental. Inclusão, Matemáticapt_BR
dc.titleMATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PRÁTICA PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEISpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples