dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido para analisar a utilização do uso da
televisão e vídeos em salas de aula à sua aceitação e/ou recusa por parte de alguns
docentes, regentes de turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola
estadual, que atende a uma clientela diversificada, localizada na periferia da cidade,
pois entre seus docentes, ainda existem profissionais que continuam resistentes a
incluir em suas aulas as ferramentas tecnológicas. Para demonstrar a importância
deste assunto para a educação, foi aplicado um questionário para criar uma discussão
sobre o tema proposto, para assim analisar as estratégias educacionais, perante as
atividades dos professores. Sua relevância é justificada nos dias atuais pois a
tecnologia está incluída cada vez mais cedo na vida das crianças e onde esse
interesse deve ser aproveitado na escola, através da inclusão das tecnologias, os
alunos tendem a assimilar com maior interesse os conteúdos propostos. Através da
pesquisa realizada, pode-se analisar quantitativamente e qualitativamente a opinião
dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental desta escola, sobre seus
conhecimentos quanto a utilização das mídias na educação, principalmente o vídeo,
e suas opiniões sobre a inclusão ou não em suas aulas. Os resultados indicaram que
muitos profissionais ainda utilizam o vídeo e a televisão de maneira errada,
simplesmente para preencher um tempo ocioso de suas aulas, estes encontram
dificuldades de encontrar vídeos relacionados ao conteúdo trabalhado em seus
planejamentos, assim dizem que não utilizam o vídeo em suas aulas por causar
indisciplina e não levar a assimilação necessária dos conteúdos. Sendo assim foi
verificado que as escolas e os profissionais deveriam participar de cursos e
treinamentos de como melhor aproveitar as novas tecnologias de informação e
comunicação em suas aulas. | pt_BR |