USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Resumo
A Educação Básica apresenta problemas bastante conhecidos, no quesito qualidade,
tornando-se necessários estudos que ofereçam diagnósticos precisos e ajeitem
caminhos para a melhoria nos resultados. Uma série de trabalhos acadêmicos na área
educacional apontam que a inserção de elementos da cultura estudantil nas atividades
escolares pode colaborar para obter resultados educativos de qualidade. Nesse
sentido, este estudo buscou explorar o potencial didático das HQs (histórias em
quadrinhos), uma mídia de massa muito popular entre o público juvenil. O trabalho se
constituiu a partir de uma pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo da HQ “Os
Louros de César”. Buscou-se construir um manual, não no sentido técnico, ou seja,
pretendeu-se mais a produção de um tutorial norteador com o objetivo de guiar
práticas, que aponta referências fundamentais para o preparo e uso das HQs,
especificamente nas situações de aprendizagem das aulas da disciplina de História.
Concluiu-se que as HQs oferecem inúmeros subsídios para o tratamento de temas e
conceitos históricos e possibilita diversas abordagens. Por outro lado, exige um
minucioso planejamento e consistente aprofundamento teórico por parte do docente.