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dc.contributor.authorGalerani, Thiago da Silva
dc.date.accessioned2019-09-20T14:36:43Z
dc.date.available2019-09-20T14:36:43Z
dc.date.issued2019-05-28
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/441
dc.description.abstractEste é o relato de uma experiência pedagógica que teve por escopo estimular o aprendizado de Saúde e Segurança do Trabalho, durante aulas de Ética e Cidadania Organizacional, por meio de práticas pedagógicas marcadas pelo protagonismo do aluno e pelo uso de smartphones como instrumentos de apoio didático para pesquisa exploratória. O referencial teórico adotado – quanto aos aspectos pedagógicos do projeto – tem fulcro na proposta da Pedagogia Empreendedora, de Fernando Dolabela. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do segundo módulo do Curso Técnico em Farmácia da ETEC "Prof. José Ignácio Azevedo Filho", que participaram das atividades didáticas propostas pelo autor do presente estudo, que é professor na referida unidade escolar. Sob orientação do docente, realizaram-se atividades didáticas – protagonizadas pelos alunos – relativas a pesquisa exploratória sobre riscos à saúde e segurança ocupacional verificados no próprio ambiente escolar. Os alunos utilizaram smartphones para coletar registros visuais dos riscos identificados, refletindo sobre as imagens e propondo soluções práticas. Obteve-se uma resposta positiva dos alunos, que agiram como protagonistas das atividades, assumindo atitudes colaborativas e papéis de liderança em cada etapa de desenvolvimento das atividades práticas propostas. Assim, as ações e interações desenvolvidas estimularam e propiciaram o protagonismo educacional, de forma que os alunos descobriram-se responsáveis pelas respectivas evoluções pessoais, ao mesmo tempo em que a interação propiciava a evolução do próprio grupo social no qual estavam inseridos, sempre utilizando o apoio de mídias na educação - especialmente smartphones. Conclui-se que as atividades propostas demonstraram ser possível a construção de novas formas de ensino jurídico, novos modelos, nos quais os recursos didáticos sejam diversificados e o aluno possa protagonizar o processo educacional, o que não diminui ou torna dispensável o papel do professor, que continua tendo papel ativo e grande importância no processo educacional, mas passa reconhecer o caráter dialético da educação, rompendo assim com o paradigma da pedagogia tradicional.pt_BR
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectMídias na educaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM USO DE SMARTPHONES NO ENSINO DE DIREITO DO TRABALHOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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