O USO DE IMAGENS COMO FORMA AUXILIAR DO ENSINO DE HISTÓRIA: análise do quadro “Batalha do Avaí” de Pedro Américo frente ao discurso histórico
Resumo
O presente trabalho versou sobre a Guerra do Paraguai, as suas diversas
interpretações pela historiografia, além é claro, de trabalhar o que uma imagem
produzida no século XIX pode transmitir para o seu público receptor em termos
de diversos significados e dimensões. Assim, o presente estudo pautou-se na
utilização do quadro histórico “Batalha do Avaí” (1877), produzido logo após o
final da Guerra do Paraguai. O eixo central do trabalho foi o de analisar a obra
em si, pois buscou-se descrevê-la com o intuito de dar criticidade ao seu
conteúdo. A análise foi feita e trabalhada a partir do conceito da Literacia Visual,
ou seja, a análise de uma imagem como forma de contextualizar os seus
variados nuances, pois buscou-se destacar a necessidade de que a
interpretação de uma imagem artística sempre deve ser contextualizada em um
quadro histórico mais amplo.