Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Ricardo Luiz de
dc.date.accessioned2019-09-20T15:05:36Z
dc.date.available2019-09-20T15:05:36Z
dc.date.issued2019-04-05
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/451
dc.description.abstractO presente trabalho versou sobre a Guerra do Paraguai, as suas diversas interpretações pela historiografia, além é claro, de trabalhar o que uma imagem produzida no século XIX pode transmitir para o seu público receptor em termos de diversos significados e dimensões. Assim, o presente estudo pautou-se na utilização do quadro histórico “Batalha do Avaí” (1877), produzido logo após o final da Guerra do Paraguai. O eixo central do trabalho foi o de analisar a obra em si, pois buscou-se descrevê-la com o intuito de dar criticidade ao seu conteúdo. A análise foi feita e trabalhada a partir do conceito da Literacia Visual, ou seja, a análise de uma imagem como forma de contextualizar os seus variados nuances, pois buscou-se destacar a necessidade de que a interpretação de uma imagem artística sempre deve ser contextualizada em um quadro histórico mais amplo.pt_BR
dc.subjectLiteracia visualpt_BR
dc.subjectGuerra do Paraguaipt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectMídias impressaspt_BR
dc.titleO USO DE IMAGENS COMO FORMA AUXILIAR DO ENSINO DE HISTÓRIA: análise do quadro “Batalha do Avaí” de Pedro Américo frente ao discurso históricopt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples