Itens para a visualização no momento 30-46 of 46

  • O MODELO DINÂMICO DA TEIA DE ARANHA 

    Lopes, Guilherme (2017-03-28)
    O modelo dinâmico da Teia de Aranha é um modelo matemático com aplicações na economia, que permite descrever a formação de preços de um determinado produto com base na lei da Oferta e Demanda, onde a quantidade a ser ...
  • A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE GEOMETRIA 

    Costa, Marília (2017-02-14)
    Este trabalho de conclusão de curso refere-se a uma pesquisa que busca enfatizar a importância da motivação nas aulas de matemática, especialmente nas aulas de geometria. A Geometria é uma área da matemática muito rica ...
  • Números Bi-Harmônicos Semiprimos 

    Belchior, Fabiano (2017-03-28)
    Os números primos sempre foram, são, e serão um tema fascinante dentro das Matemáticas. Eles estudam-se, de uma forma simples, no Ensino Médio. No Ensino Superior, basicamente em Teoria de Números, estudam-se as propriedades, ...
  • Poliedros: Uma proposta pedagógica 

    Lemos, Andreza (2017-02-14)
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa com a base em dados adquiridos por meio de avaliações e questionários feitos em sala de aula. Essa investigação baseia-se na aplicação de uma metodologia diferente ...
  • O PORTAL DA MATEMÁTICA (OBMEP) COMO INSTRUMENTO DE ESTÍMULO AOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 

    Melo, Cristiane (2017-02-14)
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estimular o estudo da matemática pelos alunos do Ensino Fundamental II, por meio da exploração do site: “Portal da Matemática – OBMEP (http://matematica.obmep.org.br/), ...
  • PRÉ-ESCOLA: EXPECTATIVAS QUANTO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 

    Carvalho, Carmen (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre o ensino da matemática na pré-escola, buscando meios de trabalho que levem o aluno a ter interesse por essa disciplina, uma vez que a matemática é vista como vilã ...
  • PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O APROFUNDAMENTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA DIRECIONADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 

    Souza, Adelia P. (2017-02-01)
    O presente trabalho trata-se de uma investigação de cunho teórico sobre o tema estatística descritiva e sobre as ferramentas de tratamento e análise de dados, apresentando seus conceitos e definições, focando na parte ...
  • Razão Áurea: Matemática e Arte, a verdadeira harmonia! 

    Faria, Leonardo (2017-03-30)
    O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é abordar os conhecimentos, através da pesquisa bibliográfica e em sites da internet, em relação à Razão Áurea com a sequência de Fibonacci, os Pitagóricos e Leonardo Da ...
  • A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS “UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA”. 

    Santos, Leandro (2017-03-30)
    O presente trabalho aborda a Resolução de Problemas como uma alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem da Matemática, visando evidenciá-la como uma estratégia para incentivar e desenvolver a criatividade ...
  • ROBÓTICA PEDAGÓGICA, QUAL SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA? 

    Alves, Jeniffer (2017-02-14)
    A Matemática sempre foi vista como uma grande vilã. A dificuldade de aprendizagem vista nos alunos faz com que eles percam o interesse pela disciplina, onde se quer percebem a real importância de tais conteúdos para vida. ...
  • TRANSFORMAÇÕES LINEARES NO PROCESSAMENTO DE IMAGENS E NA CRIPTOGRAFIA 

    Schwartz, Eduardo (2017-03-28)
    Neste trabalho estudamos as transformações lineares e demonstramos dois tipos de aplicações destas no âmbito computacional. A primeira mostra como as transformações lineares podem ser aplicadas para manipular imagens através ...
  • O USO DA INTERNET PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA SÃO JOÃO DEL-REI 2016 

    Rosa, Eliane (2017-03-28)
    Este trabalho faz um levantamento sobre as tendências de ensino na matemática. Chama a atenção para a enorme importância da internet para o futuro do ensino da matemática. Faz um levantamento sobre a origem da internet ...
  • USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS 

    Santos, Gislene (2017-03-28)
    O presente trabalho visa apresentar quão é importante o uso de jogos no ensino da Matemática nas séries iniciais, pois sabemos que os jogos são apreciados pelas crianças, e de certa forma são muito importantes no processo ...
  • O USO DE JOGOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA 

    Ricardo, Ângela (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como um dos objetivos abordar a utilização de jogos no ensino de probabilidade, destacando o uso dessa ferramenta pedagógica como estímulo e facilitador de aprendizado do aluno. Primeiramente, ...
  • USO DE SOFTWARE LIVRE WINPLOT NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 

    Alves, Marcos (2017-03-30)
    Este trabalho de conclusão de curso, da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del - Rei, apresenta as possibilidades de melhoria no ensino/aprendizagem da Matemática utilizando software livre. Para ...
  • O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA 

    Barbosa, Danilo (2017-02-14)
    Através do uso das novas tecnologias digitais, o ambiente de ensino da Matemática torna-se mais descontraído possibilitando aos alunos serem os próprios construtores de seus conhecimentos. Este trabalho aborda a utilização ...
  • O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA 

    Campos, Poliane (2017-03-30)
    Este artigo faz uma explanação sobre tecnologias disponíveis que auxiliam muito no processo de aprendizagem do educando e também do educador, como fonte de aperfeiçoamento de habilidades, com foco na disciplina de matemática. ...