Itens para a visualização no momento 15-34 of 46

  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA MATEMÁTICA 

    Clementino, David (2017-02-02)
    O presente estudo pretende contribuir teoricamente para a matemática. Basicamente, a escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Ainda não se acredita completamente na ideia ...
  • INTERPOLAÇÃO DE FUNÇÕES E SUAS APLICAÇÕES 

    SANTOS, LUANA (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como objetivo principal estudar os principais métodos de interpolação de funções e mostrar algumas de suas aplicações. Neste contexto, os métodos de interpolação: Lagrange, Newton e Splines Cúbicos ...
  • Jogos Aplicação Didática nas Aulas de Matemática 

    Junior, João (2017-03-30)
    O objetivo deste trabalho é fazer uma análise reflexiva sobre o emprego de jogos nas aulas de matemática. Entendemos que a aprendizagem deve ser preocupação fundamental para a escola, nos tempos atuais ela pode e deve se ...
  • OS JOGOS COMO FORMA DE ENSINO 

    Girardelo, Fernanda (2017-03-28)
    A todo o momento, nos deparamos com a matemática, pois o mundo está norteado com conceitos matemáticos. Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da ludicidade no ensino da matemática, demonstrando que as ...
  • JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA 

    Batista, Jane (2017-03-28)
    A matemática é uma disciplina que traz muitos receios aos alunos e professores. O presente trabalho versa sobre a importância dos jogos pedagógicos como um recurso didático para facilitação do processo de ensino/aprendizagem ...
  • JOGOS EDUCACIONAIS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 

    Figueiredo, Lucieni (2017-03-30)
    Este trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos que considera o conhecimento prévio do aluno para uma aprendizagem significativa com base no estudo de David Paul Ausubel, psicólogo da educação. Para isso, foi ...
  • JOGOS NO ENSINO DA EQUAÇÃO DE 1º GRAU 

    Silva, Carla (2017-02-14)
    Este trabalho foi desenvolvido para mostrar a importância dos jogos no ensino da equação de 1º grau na matemática. Para tanto, é preciso conhecer a origem da equação e a história da matemática. Nesse sentido, busquei um ...
  • LECIONAR COM JOGOS MATEMÁTICOS 

    Souza, Anderson (2017-02-14)
    Um diferencial altamente relevante em sala de aula são os jogos matemáticos. Eles fazem com que o aluno mantenha foco na aula e transformam o aprendizado em algo divertido de se adquirir. Eles incentivam o estudante a ...
  • O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta para o Ensino de Matemática Voltada ao Aluno Surdo Incluso no Ensino Médio 

    Silva, Lucieni (2017-03-30)
    SILVA, Luciene de Castro. O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta Para O Ensino De Matemática Voltada Ao Aluno Surdo Incluso No Ensino Médio. 2016. Trabalho de conclusão de curso, (Licenciatura em Matemática a ...
  • A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA TRABALHANDO JUNTAS 

    Silva, Claudinei (2017-03-28)
    O presente artigo tem como objetivo esclarecer o surgimento das novas tecnologias e sua utilização como instrumento matemático em sala de aula, sendo o foco da pesquisa o computador e o uso da informática de maneira inclusiva ...
  • A MATEMÁTICA NO COTIDIANO 

    Chagas, Giselle (2017-02-08)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, baseia-se em destacar o quanto as pessoas usam a matemática em seu cotidiano, sem perceber. E o quanto ela envolve, envolveu e ainda vai envolver estudiosos do mundo inteiro, os intrigando ...
  • A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ÊNFASE EM JOGOS 

    Conceição, Cássia (2017-02-14)
    O presente estudo tem como objetivo debater o uso dos jogos no ensino/aprendizagem de matemática, no ensino fundamental, para alunos da educação especial, com ênfase nos alunos que possuem deficiência intelectual. A pesquisa ...
  • MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PRÁTICA PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS 

    Paim, Eloisa (2017-02-02)
    Este trabalho apresenta uma situação de inclusão de uma aluna com deficiência visual no ensino regular da Matemática. Trata-se da inclusão, adaptação e transformação da sociedade para que alunos com necessidades educacionais ...
  • MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO 

    Ferreira, Jarbas (2017-03-28)
    Neste trabalho irei tratar de alguns conceitos de Integração Aproximada. Antes de abordar o assunto é importante saber que integração indefinida, consiste no processo inverso da derivação, enquanto a integral definida, ou ...
  • A Modelagem e o Geogebra: sua eficiência e eficácia no ensino da Geometria Espacial 

    Oliveira, Débora (2017-02-14)
    O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como a Modelagem e o Geogebra funciona, a sua importância e sua eficiência na área educacional sobre a geometria espacial. A utilização deste software como estratégia de ...
  • O MODELO DINÂMICO DA TEIA DE ARANHA 

    Lopes, Guilherme (2017-03-28)
    O modelo dinâmico da Teia de Aranha é um modelo matemático com aplicações na economia, que permite descrever a formação de preços de um determinado produto com base na lei da Oferta e Demanda, onde a quantidade a ser ...
  • A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE GEOMETRIA 

    Costa, Marília (2017-02-14)
    Este trabalho de conclusão de curso refere-se a uma pesquisa que busca enfatizar a importância da motivação nas aulas de matemática, especialmente nas aulas de geometria. A Geometria é uma área da matemática muito rica ...
  • Números Bi-Harmônicos Semiprimos 

    Belchior, Fabiano (2017-03-28)
    Os números primos sempre foram, são, e serão um tema fascinante dentro das Matemáticas. Eles estudam-se, de uma forma simples, no Ensino Médio. No Ensino Superior, basicamente em Teoria de Números, estudam-se as propriedades, ...
  • Poliedros: Uma proposta pedagógica 

    Lemos, Andreza (2017-02-14)
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa com a base em dados adquiridos por meio de avaliações e questionários feitos em sala de aula. Essa investigação baseia-se na aplicação de uma metodologia diferente ...
  • O PORTAL DA MATEMÁTICA (OBMEP) COMO INSTRUMENTO DE ESTÍMULO AOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 

    Melo, Cristiane (2017-02-14)
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estimular o estudo da matemática pelos alunos do Ensino Fundamental II, por meio da exploração do site: “Portal da Matemática – OBMEP (http://matematica.obmep.org.br/), ...