Itens para a visualização no momento 4-23 of 46

  • CAÇA AO TESOURO ATRAVÉS DA CRIPTOGRAFIA E MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES: UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO 

    Silva, Erica (2017-03-28)
    Na atualidade, o docente em sua prática deve procurar métodos que envolvam os discentes e desperte o interesse pelos estudos. Sendo assim, neste trabalho apresento uma prática que utiliza a criptografia, na codificação e ...
  • CONCEITOS; NÚMEROS PRIMOS; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 

    Santos, Luís (2017-03-30)
    Uma grande dificuldade no ensino da Matemática é a resolução de problemas. Este trabalho traz uma abordagem acerca de Números Primos, justapondo teoria e prática, com ênfase ao ensino desses conteúdos através da metodologia ...
  • CONGRUÊNCIA MODULAR E APLICAÇÕES 

    Oliveira, Claudemilson (2017-02-14)
    Este trabalho aborda aplicações de congruência modular em sistemas de identificação e Criptografia. Apresenta breve discussão sobre aspectos históricos relacionados à aritmética, ressaltando as contribuições de matemáticos ...
  • A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DA CRIANÇA 

    Santos, Claudia (2017-02-14)
    Nos primeiros anos da vida escolar é importante que a criança sinta prazer em aprender e vontade de construir seu próprio conhecimento para que, no suceder dos estudos, seu êxito seja alcançado de forma clara e objetiva. ...
  • O COTIDIANO DA MATEMÁTICA NA VIDA DO DISCENTE 

    Lopes, Ane (2017-02-14)
    Este trabalho apresenta revisões bibliográficas de livros sobre a matemática no cotidiano dos discentes, a necessidade do aluno saber interpretar e resolver problemas matemáticos, os quais podem encontrar em várias situações ...
  • CUBO MÁGICO: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA 

    Roncolli, Gislaine (2017-03-28)
    O presente trabalho aborda a utilização do Cubo Mágico por professores em sala de aula como um recurso didático estratégico no processo de ensino dos conteúdos da Matemática, principalmente, nos assuntos relacionados à ...
  • A DIFERENCIAL DE UMA FUNÇÃO E APLICAÇÕES 

    Elias, Ivone (2017-02-08)
    Um dos conceitos importantes da matemática do ensino superior é a Diferencial de uma Função, que por sua vez, é pouco abordado durante o ensino. Quando se trabalha com funções reais, o estudo da diferencial aparece após a ...
  • DIFICULDADES DOS ALUNOS EM APRENDER ÁLGEBRA 

    Pereira, José (2017-03-28)
    O ensino da Álgebra é uma das aplicações da matemática, onde os alunos aprendem a substituir os números por letras, onde envolve uma interpretação que exige a tradução da linguagem escrita para a linguagem matemática, que ...
  • FUNÇÃO LOGARÍTMICA E EXPONENCIAL: Aplicação à matemática financeira 

    Granero, Chaiene (2017-02-14)
    Essa monografia aborda, inicialmente, o advento de uma significativa ferramenta matemática: os logaritmos, que no decorrer de aproximadamente trezentos e cinquenta anos colaborou para a simplificação de cálculos aritméticos ...
  • HISTÓRIA DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 

    Fulini, Marcio (2017-03-30)
    Este trabalho tem como objetivo um estudo da história do Cálculo Diferencial e Integral, através de pesquisa bibliográfica. O Cálculo Diferencial e Integral é uma poderosa ferramenta matemática utilizada nas mais variadas ...
  • HISTÓRIA DOS NÚMEROS COMPLEXOS 

    Silva, Patrícia (2017-03-30)
    Os números complexos são aplicados em uma variedade de situações dentro das Ciências Exatas, mas é um tema pouco abordado na Matemática do Ensino Médio. A história dos números complexos pode ser uma grande aliada do ...
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA MATEMÁTICA 

    Clementino, David (2017-02-02)
    O presente estudo pretende contribuir teoricamente para a matemática. Basicamente, a escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Ainda não se acredita completamente na ideia ...
  • INTERPOLAÇÃO DE FUNÇÕES E SUAS APLICAÇÕES 

    SANTOS, LUANA (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como objetivo principal estudar os principais métodos de interpolação de funções e mostrar algumas de suas aplicações. Neste contexto, os métodos de interpolação: Lagrange, Newton e Splines Cúbicos ...
  • Jogos Aplicação Didática nas Aulas de Matemática 

    Junior, João (2017-03-30)
    O objetivo deste trabalho é fazer uma análise reflexiva sobre o emprego de jogos nas aulas de matemática. Entendemos que a aprendizagem deve ser preocupação fundamental para a escola, nos tempos atuais ela pode e deve se ...
  • OS JOGOS COMO FORMA DE ENSINO 

    Girardelo, Fernanda (2017-03-28)
    A todo o momento, nos deparamos com a matemática, pois o mundo está norteado com conceitos matemáticos. Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da ludicidade no ensino da matemática, demonstrando que as ...
  • JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA 

    Batista, Jane (2017-03-28)
    A matemática é uma disciplina que traz muitos receios aos alunos e professores. O presente trabalho versa sobre a importância dos jogos pedagógicos como um recurso didático para facilitação do processo de ensino/aprendizagem ...
  • JOGOS EDUCACIONAIS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 

    Figueiredo, Lucieni (2017-03-30)
    Este trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos que considera o conhecimento prévio do aluno para uma aprendizagem significativa com base no estudo de David Paul Ausubel, psicólogo da educação. Para isso, foi ...
  • JOGOS NO ENSINO DA EQUAÇÃO DE 1º GRAU 

    Silva, Carla (2017-02-14)
    Este trabalho foi desenvolvido para mostrar a importância dos jogos no ensino da equação de 1º grau na matemática. Para tanto, é preciso conhecer a origem da equação e a história da matemática. Nesse sentido, busquei um ...
  • LECIONAR COM JOGOS MATEMÁTICOS 

    Souza, Anderson (2017-02-14)
    Um diferencial altamente relevante em sala de aula são os jogos matemáticos. Eles fazem com que o aluno mantenha foco na aula e transformam o aprendizado em algo divertido de se adquirir. Eles incentivam o estudante a ...
  • O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta para o Ensino de Matemática Voltada ao Aluno Surdo Incluso no Ensino Médio 

    Silva, Lucieni (2017-03-30)
    SILVA, Luciene de Castro. O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta Para O Ensino De Matemática Voltada Ao Aluno Surdo Incluso No Ensino Médio. 2016. Trabalho de conclusão de curso, (Licenciatura em Matemática a ...