Itens para a visualização no momento 24-43 of 46

  • A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA TRABALHANDO JUNTAS 

    Silva, Claudinei (2017-03-28)
    O presente artigo tem como objetivo esclarecer o surgimento das novas tecnologias e sua utilização como instrumento matemático em sala de aula, sendo o foco da pesquisa o computador e o uso da informática de maneira inclusiva ...
  • A MATEMÁTICA NO COTIDIANO 

    Chagas, Giselle (2017-02-08)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, baseia-se em destacar o quanto as pessoas usam a matemática em seu cotidiano, sem perceber. E o quanto ela envolve, envolveu e ainda vai envolver estudiosos do mundo inteiro, os intrigando ...
  • A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ÊNFASE EM JOGOS 

    Conceição, Cássia (2017-02-14)
    O presente estudo tem como objetivo debater o uso dos jogos no ensino/aprendizagem de matemática, no ensino fundamental, para alunos da educação especial, com ênfase nos alunos que possuem deficiência intelectual. A pesquisa ...
  • MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PRÁTICA PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS 

    Paim, Eloisa (2017-02-02)
    Este trabalho apresenta uma situação de inclusão de uma aluna com deficiência visual no ensino regular da Matemática. Trata-se da inclusão, adaptação e transformação da sociedade para que alunos com necessidades educacionais ...
  • MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO 

    Ferreira, Jarbas (2017-03-28)
    Neste trabalho irei tratar de alguns conceitos de Integração Aproximada. Antes de abordar o assunto é importante saber que integração indefinida, consiste no processo inverso da derivação, enquanto a integral definida, ou ...
  • A Modelagem e o Geogebra: sua eficiência e eficácia no ensino da Geometria Espacial 

    Oliveira, Débora (2017-02-14)
    O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como a Modelagem e o Geogebra funciona, a sua importância e sua eficiência na área educacional sobre a geometria espacial. A utilização deste software como estratégia de ...
  • O MODELO DINÂMICO DA TEIA DE ARANHA 

    Lopes, Guilherme (2017-03-28)
    O modelo dinâmico da Teia de Aranha é um modelo matemático com aplicações na economia, que permite descrever a formação de preços de um determinado produto com base na lei da Oferta e Demanda, onde a quantidade a ser ...
  • A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE GEOMETRIA 

    Costa, Marília (2017-02-14)
    Este trabalho de conclusão de curso refere-se a uma pesquisa que busca enfatizar a importância da motivação nas aulas de matemática, especialmente nas aulas de geometria. A Geometria é uma área da matemática muito rica ...
  • Números Bi-Harmônicos Semiprimos 

    Belchior, Fabiano (2017-03-28)
    Os números primos sempre foram, são, e serão um tema fascinante dentro das Matemáticas. Eles estudam-se, de uma forma simples, no Ensino Médio. No Ensino Superior, basicamente em Teoria de Números, estudam-se as propriedades, ...
  • Poliedros: Uma proposta pedagógica 

    Lemos, Andreza (2017-02-14)
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa com a base em dados adquiridos por meio de avaliações e questionários feitos em sala de aula. Essa investigação baseia-se na aplicação de uma metodologia diferente ...
  • O PORTAL DA MATEMÁTICA (OBMEP) COMO INSTRUMENTO DE ESTÍMULO AOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 

    Melo, Cristiane (2017-02-14)
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estimular o estudo da matemática pelos alunos do Ensino Fundamental II, por meio da exploração do site: “Portal da Matemática – OBMEP (http://matematica.obmep.org.br/), ...
  • PRÉ-ESCOLA: EXPECTATIVAS QUANTO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 

    Carvalho, Carmen (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre o ensino da matemática na pré-escola, buscando meios de trabalho que levem o aluno a ter interesse por essa disciplina, uma vez que a matemática é vista como vilã ...
  • PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O APROFUNDAMENTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA DIRECIONADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 

    Souza, Adelia P. (2017-02-01)
    O presente trabalho trata-se de uma investigação de cunho teórico sobre o tema estatística descritiva e sobre as ferramentas de tratamento e análise de dados, apresentando seus conceitos e definições, focando na parte ...
  • Razão Áurea: Matemática e Arte, a verdadeira harmonia! 

    Faria, Leonardo (2017-03-30)
    O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é abordar os conhecimentos, através da pesquisa bibliográfica e em sites da internet, em relação à Razão Áurea com a sequência de Fibonacci, os Pitagóricos e Leonardo Da ...
  • A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS “UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA”. 

    Santos, Leandro (2017-03-30)
    O presente trabalho aborda a Resolução de Problemas como uma alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem da Matemática, visando evidenciá-la como uma estratégia para incentivar e desenvolver a criatividade ...
  • ROBÓTICA PEDAGÓGICA, QUAL SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA? 

    Alves, Jeniffer (2017-02-14)
    A Matemática sempre foi vista como uma grande vilã. A dificuldade de aprendizagem vista nos alunos faz com que eles percam o interesse pela disciplina, onde se quer percebem a real importância de tais conteúdos para vida. ...
  • TRANSFORMAÇÕES LINEARES NO PROCESSAMENTO DE IMAGENS E NA CRIPTOGRAFIA 

    Schwartz, Eduardo (2017-03-28)
    Neste trabalho estudamos as transformações lineares e demonstramos dois tipos de aplicações destas no âmbito computacional. A primeira mostra como as transformações lineares podem ser aplicadas para manipular imagens através ...
  • O USO DA INTERNET PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA SÃO JOÃO DEL-REI 2016 

    Rosa, Eliane (2017-03-28)
    Este trabalho faz um levantamento sobre as tendências de ensino na matemática. Chama a atenção para a enorme importância da internet para o futuro do ensino da matemática. Faz um levantamento sobre a origem da internet ...
  • USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS 

    Santos, Gislene (2017-03-28)
    O presente trabalho visa apresentar quão é importante o uso de jogos no ensino da Matemática nas séries iniciais, pois sabemos que os jogos são apreciados pelas crianças, e de certa forma são muito importantes no processo ...
  • O USO DE JOGOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA 

    Ricardo, Ângela (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como um dos objetivos abordar a utilização de jogos no ensino de probabilidade, destacando o uso dessa ferramenta pedagógica como estímulo e facilitador de aprendizado do aluno. Primeiramente, ...