Itens para a visualização no momento 1-20 of 46

  • PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O APROFUNDAMENTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA DIRECIONADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 

    Souza, Adelia P. (2017-02-01)
    O presente trabalho trata-se de uma investigação de cunho teórico sobre o tema estatística descritiva e sobre as ferramentas de tratamento e análise de dados, apresentando seus conceitos e definições, focando na parte ...
  • MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PRÁTICA PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS 

    Paim, Eloisa (2017-02-02)
    Este trabalho apresenta uma situação de inclusão de uma aluna com deficiência visual no ensino regular da Matemática. Trata-se da inclusão, adaptação e transformação da sociedade para que alunos com necessidades educacionais ...
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA MATEMÁTICA 

    Clementino, David (2017-02-02)
    O presente estudo pretende contribuir teoricamente para a matemática. Basicamente, a escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Ainda não se acredita completamente na ideia ...
  • ATIVIDADES DE JOGOS COMO FORMA DE ENSINO 

    Souza, Beatriz (2017-02-02)
    O principal objetivo deste trabalho é mostrar a relação entre Lúdico e tradicional na Matemática na sala de aula, onde os professores tenham um novo olhar, uma nova maneira de ensinar matemática. Os jogos matemáticos como ...
  • A DIFERENCIAL DE UMA FUNÇÃO E APLICAÇÕES 

    Elias, Ivone (2017-02-08)
    Um dos conceitos importantes da matemática do ensino superior é a Diferencial de uma Função, que por sua vez, é pouco abordado durante o ensino. Quando se trabalha com funções reais, o estudo da diferencial aparece após a ...
  • APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES: MÉTODO DE INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 

    Souza, José (2017-02-08)
    Este trabalho, tem como objetivo mostrar as vantagens de substituir uma função pelo polinômio que a represente, usando vários métodos de interpolação. Os polinômios são facilmente computáveis, suas derivadas e integrais ...
  • A MATEMÁTICA NO COTIDIANO 

    Chagas, Giselle (2017-02-08)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, baseia-se em destacar o quanto as pessoas usam a matemática em seu cotidiano, sem perceber. E o quanto ela envolve, envolveu e ainda vai envolver estudiosos do mundo inteiro, os intrigando ...
  • ROBÓTICA PEDAGÓGICA, QUAL SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA? 

    Alves, Jeniffer (2017-02-14)
    A Matemática sempre foi vista como uma grande vilã. A dificuldade de aprendizagem vista nos alunos faz com que eles percam o interesse pela disciplina, onde se quer percebem a real importância de tais conteúdos para vida. ...
  • LECIONAR COM JOGOS MATEMÁTICOS 

    Souza, Anderson (2017-02-14)
    Um diferencial altamente relevante em sala de aula são os jogos matemáticos. Eles fazem com que o aluno mantenha foco na aula e transformam o aprendizado em algo divertido de se adquirir. Eles incentivam o estudante a ...
  • A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE GEOMETRIA 

    Costa, Marília (2017-02-14)
    Este trabalho de conclusão de curso refere-se a uma pesquisa que busca enfatizar a importância da motivação nas aulas de matemática, especialmente nas aulas de geometria. A Geometria é uma área da matemática muito rica ...
  • O USO DE JOGOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA 

    Ricardo, Ângela (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como um dos objetivos abordar a utilização de jogos no ensino de probabilidade, destacando o uso dessa ferramenta pedagógica como estímulo e facilitador de aprendizado do aluno. Primeiramente, ...
  • O COTIDIANO DA MATEMÁTICA NA VIDA DO DISCENTE 

    Lopes, Ane (2017-02-14)
    Este trabalho apresenta revisões bibliográficas de livros sobre a matemática no cotidiano dos discentes, a necessidade do aluno saber interpretar e resolver problemas matemáticos, os quais podem encontrar em várias situações ...
  • PRÉ-ESCOLA: EXPECTATIVAS QUANTO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 

    Carvalho, Carmen (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre o ensino da matemática na pré-escola, buscando meios de trabalho que levem o aluno a ter interesse por essa disciplina, uma vez que a matemática é vista como vilã ...
  • INTERPOLAÇÃO DE FUNÇÕES E SUAS APLICAÇÕES 

    SANTOS, LUANA (2017-02-14)
    O presente trabalho tem como objetivo principal estudar os principais métodos de interpolação de funções e mostrar algumas de suas aplicações. Neste contexto, os métodos de interpolação: Lagrange, Newton e Splines Cúbicos ...
  • Poliedros: Uma proposta pedagógica 

    Lemos, Andreza (2017-02-14)
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa com a base em dados adquiridos por meio de avaliações e questionários feitos em sala de aula. Essa investigação baseia-se na aplicação de uma metodologia diferente ...
  • JOGOS NO ENSINO DA EQUAÇÃO DE 1º GRAU 

    Silva, Carla (2017-02-14)
    Este trabalho foi desenvolvido para mostrar a importância dos jogos no ensino da equação de 1º grau na matemática. Para tanto, é preciso conhecer a origem da equação e a história da matemática. Nesse sentido, busquei um ...
  • A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DA CRIANÇA 

    Santos, Claudia (2017-02-14)
    Nos primeiros anos da vida escolar é importante que a criança sinta prazer em aprender e vontade de construir seu próprio conhecimento para que, no suceder dos estudos, seu êxito seja alcançado de forma clara e objetiva. ...
  • O PORTAL DA MATEMÁTICA (OBMEP) COMO INSTRUMENTO DE ESTÍMULO AOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 

    Melo, Cristiane (2017-02-14)
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estimular o estudo da matemática pelos alunos do Ensino Fundamental II, por meio da exploração do site: “Portal da Matemática – OBMEP (http://matematica.obmep.org.br/), ...
  • A Modelagem e o Geogebra: sua eficiência e eficácia no ensino da Geometria Espacial 

    Oliveira, Débora (2017-02-14)
    O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como a Modelagem e o Geogebra funciona, a sua importância e sua eficiência na área educacional sobre a geometria espacial. A utilização deste software como estratégia de ...
  • O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA 

    Barbosa, Danilo (2017-02-14)
    Através do uso das novas tecnologias digitais, o ambiente de ensino da Matemática torna-se mais descontraído possibilitando aos alunos serem os próprios construtores de seus conhecimentos. Este trabalho aborda a utilização ...